Festa anima e socializa pacientes e famílias do CAPSi de Várzea Paulista

Cerca de 150 pessoas, entre pacientes e seus familiares, curtiram um evento repleto de alegria, inclusão e momentos de lazer

Esta sexta-feira (14) foi bastante alegre e movimentada para cerca de 150 pessoas — crianças e adolescentes atendidos pelo CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) de Várzea Paulista e seus familiares. Nas instalações do próprio órgão municipal, os presentes puderam aproveitar, na semana do Dia das Crianças, comidas e bebidas saborosas, brincadeiras e bastante socialização. Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura, Sandra Silvestrini, o evento teve como objetivo levar muita alegria, confraternização, importantes para a saúde mental.

“A ideia da festa, além de comemorar o Dia das Crianças, é trabalhar a inserção social, a ressocialização, a interação, convivência, em espaços saudáveis, promotores de vida. Queremos promover alegria, importante para a saúde mental. As crianças e mesmo os adolescentes querem viver esses momentos festivos”, declarou a coordenadora (terceira na fileira da frente, na imagem abaixo), segundo a qual o público presente esteve dentro do esperado pelos organizadores.

O prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, sublinhou a importância de políticas voltadas a um olhar mais humano, que vá além dos cuidados técnicos ofertados pelo CAPSi. “É muito importante a gente fazer esse envolvimento, principalmente a socialização. Entendo que políticas públicas são ações pensando nas pessoas, não simplesmente o trabalho do dia a dia, no qual a gente procura fazer um atendimento eficaz e cada vez melhor. Isso faz diferença aqui neste equipamento, uma vez que, principalmente no que se refere às crianças e adolescentes que frequentam o CAPSi, inclusive as crianças da primeiríssima infância (0 a 3 anos), é muito importante trabalhar com movimento, socialização, comunicação. Penso que são práticas essenciais inclusive para o tratamento dos assistidos”, afirmou o mandatário.

“A socialização e comunicação, o movimento aqui com brinquedos, com a participação da família, mostram que eles fazem parte de uma sociedade comum. A inclusão não é simplesmente fazer acessibilidade; a inclusão é um direito de ir e vir, para todas as pessoas. O objetivo da nossa gestão é promover essas ações para poder mostrar que todos nós somos iguais”, concluiu o prefeito.

Também participaram da festividade o gestor municipal de Saúde, Fernando Collange, e gestores municipais executivos de Saúde José Roberto Spinucci e Jane de Freitas.