Projeto Casa da Beleza implanta cooperativa em Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Destaques

O espaço e equipamentos foram cedidos pela Prefeitura como forma de apoio à iniciativa de inclusão produtiva e social

O Projeto Casa da Beleza comemora uma nova conquista. As mulheres que passaram por cursos de capacitação na área de beleza e estética entre 2009 e 2010 ganharam espaço para desenvolverem atividades econômicas no ramo de estética para os públicos feminino e masculino. O local cedido pela Prefeitura está localizado onde era o antigo Armazém da Cidadania e será inaugurado oficialmente no dia 20 de julho, às 16h. O cerimonial será realizado com a presença do prefeito Eduardo Tadeu Pereira, quando as mulheres receberão os certificados dos cursos no Centro Público. Os equipamentos como cadeiras de cabeleireiro, consoles e macas também foram cedidos pelo Governo Municipal.

Implantado no município desde 2009, por iniciativa da Economia Solidária, a Cooperativa Casa da Beleza proporciona inclusão produtiva e social. As oito mulheres que pertencem ao grupo Única eram beneficiárias de programas sociais, como o Bolsa Família, Renda Cidadã e outros programas de transferência de renda. A partir da inauguração do espaço, elas terão oportunidade de desenvolver diversas atividades no setor de beleza como: cortes de cabelo, tintura, depilação e massagem.

Segundo a diretora de planejamento e gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luciane Aparecida dos Santos Mosca, as mulheres trabalharão de acordo com o que prevê o comércio justo solidário. “Elas estarão prestando serviços de acordo com esses princípios, o que é bem interessante para elas, que terão rentabilidade por meio de preços justos, e, para a população, que estará cuidando do visual a preços acessíveis. É um benefício mútuo”, explica.

Luciane ressalta ainda que esta é a primeira cooperativa na área de beleza e o primeiro grupo certificado pela incubadora pública. “Elas vão trabalhar de forma coletiva e essa é uma iniciativa diferencial em toda a região. O governo está cedendo o espaço e equipamentos e elas poderão contar também com assessoria técnica e jurídica enquanto estiverem desenvolvendo atividades no local”.

O espaço e equipamentos serão cedidos às mulheres pelo período de um ano, para que possam conquistar clientela e desenvolver ainda mais o empreendedorismo que já vinha sendo trabalhado com o grupo. “Essas mulheres fazem parte de uma população vulnerável,  e aprenderam que em coletividade, são fortes e capazes. Implantamos em cada uma o espírito empreendedor. Elas não tinham uma autoestima elevada. Hoje elas se cuidam e têm preocupação de cuidar dos outros. Acompanhar essa mudança e esse progresso para nós é gratificante”, destacou a diretora de planejamento.

Em contrapartida, as integrantes do grupo Única demonstraram determinação e força de vontade para a inauguração do espaço, foram responsáveis por toda reforma necessária para a iniciação das atividades. Assim, conseguiram fazer a pintura, colocação de piso, implantação de banheiro e reparos no telhado.

O atendimento dos clientes será iniciado na próxima quinta-feira (21). Os interessados em agendar os serviços já podem entrar em contato pelos telefones: 4596-9660 ou 4596-9683.  A Casa da Beleza estará aberta de terça-feira à sábado.