Vistoria é realizada a cada seis meses, com o objetivo de verificar o descarte correto dos resíduos do município
Na manhã da última terça-feira (11), a Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente realizou uma vistoria no Aterro Sanitário Solví Essencis, que ocorre a cada seis meses. Localizado em Caieiras, o aterro recebe resíduos de outras 17 cidades do Estado de São Paulo, totalizando uma carga de dez mil toneladas por dia.
A ação faz parte do Programa Município VerdeAzul, que abrange todo o estado e visa melhorar as condições do meio ambiente dos municípios. Além disso, o Programa pede para que os municípios realizem um relatório de acompanhamento das condições da estrutura do aterro, através de diretrizes para a vistoria.
No município de Várzea Paulista, o serviço de coleta é realizado pela empresa Litucera, que realiza a coleta dos resíduos domésticos, recebidos posteriormente pelo aterro. O local também conta com Usinas Termelétricas, que produzem energia elétrica através da queima do gás proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos do aterro, e é capaz de abastecer um município com até 400 mil pessoas.
De acordo com o coordenador de Licenciamento Ambiental e interlocutor do Município VerdeAzul, Rafael Tamberlini, é importante que Várzea Paulista realize as vistorias para verificar como está sendo descartado o resíduo da cidade e se está sendo tratado de maneira correta. A vistoria é realizada a cada seis meses para melhorar a qualidade do acompanhamento.