A grande e tradicional exposição de orquídeas varzina contou com variedade de espécies, apresentações culturais, refeições variadas e muitos atrativos

A Festa das Orquídeas de Várzea Paulista foi retomada no último final de semana, após dois anos da necessária interrupção por conta dos cuidados contra o coronavírus. A variedade deu o tom do evento, realizado pela primeira vez no amplo e arborizado Clube de Campo da Cica. Foram 250 espécies de orquídeas em exposição e 3 mil espécies à venda, de várias regiões do Brasil e outros países, muitas delas cultivadas em laboratório. As atrações culturais foram do MPB ao rock e não faltou diversidade de opções gastronômicas. O resultado foi o sucesso comercial e de público — aproximadamente 24 mil visitantes.



A edição foi organizada pela AOVP (Associação Orquidófila de Várzea Paulista) em parceria com a Prefeitura — trabalho encabeçado pela Unidade Gestora Executiva de Cultura e com a participação de diversos outros órgãos municipais.
Entre os diferenciais, estiveram espécies exóticas e muito raras, de nove produtores locais de orquídeas (muitas delas de países como os da Ásia e Equador), além da flora Flor & Art Suculentas, que expôs e vendeu as suculentas, outro tipo específico de flor. Ao todo, estima-se que foram vendidas 1.500 plantas, no total.

“A festa superou todas as expectativas. A nova proposta de cenografia e valorização dos produtores locais agradou a todos. A infraestrutura para a recepção das famílias foi perfeita, assim como a praça de alimentação”, afirmou o presidente da associação orquidófila, Arthur D’Andrea Calore.

A gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara, agradeceu a participação de todos os envolvidos: unidades gestoras da Prefeitura, artistas e colaboradores. “A festa foi um sucesso, uma retomada brilhante, com muita alegria e muita harmonia. Até mesmo o clima propiciou um momento de lazer e descontração. As famílias puderam usufruir um fim de semana de cultura, lazer e entretenimento, além de apreciar a beleza das flores. Isso reforça o quanto nossa cidade merece e quer essas atividades de cultura e o quanto a cultura é fundamental. A Festa das Orquídeas foi o pontapé para o desenvolvimento turístico do município”, declarou.
Entretenimento diferenciado

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, também registrou a satisfação com a festividade. “Este ano resolvemos fazer a festa em um espaço lúdico, no qual são cultivadas as orquídeas. Está tudo lindo!”, declarou.
E, de fato, não faltaram atividades lúdicas. Além dos shows e apresentações como a da fanfarra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, na sexta-feira (7), houve um passeio ciclístico com a embaixadora da Strava Brazil Katia Takaki, domingo de manhã, um espaço todo voltado à criançada e um acolhimento especial aos bichinhos de estimação levados pelos visitantes.



Além de todas essas atrações, a festa contou com uma praça de alimentação repleta de opções como comida árabe, churros, cerveja artesanal e pastéis, quitutes vendidos por entidades, associações e empreendedores autônomos; e um espaço de artesanato, com 20 expositores locais.