Várzea Paulista participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Juventude da Região Metropolitana em Jundiaí

Evento, que foi uma parceria dos Conselhos Municipais de Juventude, representantes da sociedade civil e Setor Público de todas as cidades da Região Metropolitana, resultou em 18 propostas para beneficiar os jovens da região

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, foi promovida, na própria data, 12 de agosto, a 1ª Conferência Intermunicipal de Juventude da Região Metropolitana de Jundiaí, no xxx. Várzea Paulista marcou presença no evento, que foi uma parceria entre Conselhos Municipais de Juventude, representantes da sociedade civil e o setor público de todas as cidades da Região Metropolitana. A Conferência deve ocorrer de quatro em quatro anos, conforme a Lei Federal nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude.

Segundo o representante do setor público varzino, o diretor municipal de Cultura Bruno Fonseca, cerca de 500 jovens estiveram presentes durante a conferência, divididos em seis eixos de discussão. Os debates resultaram em 18 propostas das mais variadas vertentes, voltadas ao benefício do jovem na região.

“O jovem é transitório. Ele estuda em uma cidade, trabalha e se diverte em outra. Por isso, discutir políticas públicas de forma intermunicipal é fundamental para que consigamos alcançar esse público em constante locomoção”, afirmou. “Os jovens são uma responsabilidade regional”, finalizou.

A Conferência durou mais de 7 horas, simultaneamente de forma presencial e on-line, e contou com a participação um professor e três alunos, como representantes da Rede Estadual de Ensino em Várzea Paulista, além de 13 voluntários da sociedade civil. A sociedade civil organizada da cidade foi representada por Magali Souza.

Colaboração

A Prefeitura agradece a contribuição do Bananas Wilson, atacadista de frutas de Várzea Paulista que doou frutas para o café fornecido aos participantes da Conferência.