Aves silvestres são apreendidas em Várzea Paulista e entregues à Mata Ciliar

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Ao todo, treze aves silvestres foram entregues à Mata Ciliar para o devido cuidado

Na tarde desta sexta-feira (12), a Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista, junto à Guarda Civil Ambiental, encaminhou para a associação Mata Ciliar, 13 aves silvestres que foram encontradas por um munícipe de Várzea Paulista.

A ocorrência foi realizada no ano passado, quando uma denúncia foi registrada contra um proprietário de aves silvestres sem as devidas licenças. O indivíduo foi conduzido à delegacia para a emissão de um boletim de ocorrência e posteriormente, em um processo cível e criminal, o responsável sofreu uma penalização e foi determinado pela Justiça que os animais deveriam ser recolhidos.

Para dar andamento à ocorrência, foi preciso aguardar a formalização do convênio com a Mata Ciliar, na última quinta-feira (11), quando a Prefeitura de Várzea Paulista e a associação firmaram um convênio histórico que possibilita melhores condições de a ONG atender a cidade no acolhimento de animais silvestres em situação de risco presentes no município. Graças à formalização da parceria, a Unidade Gestora de Meio Ambiente, por meio da diretoria do Bem-Estar Animal, em conjunto com a Guarda Civil Ambiental, passou a ser autorizada a recolher os animais silvestres e encaminhá-los à Mata Ciliar.

Na associação, será feita a análise de saúde das aves que, se possível, serão reintegradas à liberdade. Entre as espécies, estão picharro, coleirinho, canário-da-terra e sabiá.