Poços produzem cerca de 16 mil litros de água tratada por hora e aumentam capacidade de abastecimento de água potável
Na tarde da última sexta-feira (8), a Sabesp e a Prefeitura de Várzea Paulista inauguraram os poços de abastecimento no Clube de Campo do Periquito (Jardim Mirante) e do Jardim Felicidade, ambos já em funcionamento. Com investimentos estaduais de mais de R$ 175 mil, os poços semiartesianos produzem cerca de 16 mil litros de água tratada por hora (5 litros por segundo), e fortalecem o abastecimento do município. A solenidade de inauguração, com descerramento das placas, foi feita no clube.
“Todos nós sabemos da dificuldade que tivemos em dezembro do ano passado, com a crise hídrica no nosso município e em cidades vizinhas. Juntamente com a Sabesp, buscamos alternativas para que possamos evitar que esse problema se repita”, declarou o prefeito professor Rodolfo Braga, na entrega oficial dos poços.
O mandatário recordou que esse é mais um dos esforços do executivo e da concessionária que estão e seguirão sendo feitos para aumentar cada vez mais a capacidade de abastecimento do município, assim como os dois grandes reservatórios inaugurados ano passado: um no Jardim América, capaz de represar 2 milhões de litros de água potável (recebendo 200 litros de água por segundo); e outro, no Jardim Felicidade, com a mesma capacidade.
O diretor de Sistemas Regionais da Sabesp na região, Antonio Carlos Teixeira, destacou a alegria em fazer a entrega dos novos poços. “A gente vem trabalhando desde a última estiagem para poder aumentar a capacidade de abastecimento”, afirmou. O gestor também lembrou, no evento, que a concessionária fez uma nova captação recente perto da Estação de Tratamento de Água da cidade (Jardim das Palmeiras), outro esforço no sentido de deixar a cidade menos vulnerável a eventuais rodízios no abastecimento.
O gestor municipal de Meio Ambiente da cidade, Peterson Afonso, explicou que os poços são semiartesianos por necessitarem de um bombeamento para a retirada do volume, ao contrário dos poços artesianos. “Esses poços darão uma maior segurança para nós, porque têm uma garantia de um volume que pode ser captado e distribuído à população, mesmo em períodos de estiagem, já que, por terem profundidade grande, de aproximadamente 300 metros, o volume presente não é afetado pela redução de mananciais como os de lagos”, explicou.
De acordo com o assessor municipal para Assuntos Relacionados a Saneamento Básico, Guilherme Rossi, o funcionamento dos dois poços será acompanhado pela Prefeitura. “Eles vêm para ajudar a reduzir o déficit que ainda possuímos”, afirmou.
Outras participações
Também prestigiaram a inauguração o superintendente da Sabesp na região, Maurício Polezi; o gerente da Sabesp de Várzea Paulista, Marcos Ueyahara; o gerente técnico da Sabesp, Sidney Francisco; o gerente de Divisão da Sabesp na região, Alexandre Angela; e a gerente administrativa da Sabesp, Elisangela Avelar.
Outros presentes foram: o vice-prefeito e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico; Fernando Pasqualino; o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima; o gestor executivo municipal de Segurança Pública Dr. Ricardo Rodrigues; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido; e outros vereadores e autoridades municipais.