Dez mil alunos da rede municipal voltam às aulas

Educação - Destaques

Laboratórios de informática e aulas de iniciação musical são novidades oferecidas aos  alunos de Várzea Paulista

Cerca de dez mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas nesta segunda-feira (7). O número engloba as 14 EMEIs com 2.800 alunos, as 11 EMEFs com 6.500 e as cinco creches da cidade, que atendem 830 crianças. Todos os estudantes irão receber os kits contendo o material escolar com caderno, lápis de cor, borracha, giz de cera e mochila. Também serão distribuídos kits com uniforme completo para aqueles que estão ingressando este ano e uma camiseta para os alunos que já fazem parte da rede.

Na escola Manoel Caetano de Almeida, os 390 alunos de 3 a 10 anos que voltaram hoje às aulas foram recebidos com surpresas preparadas pelas professoras. Cada um deles levou para casa uma lembrancinha que tem o objetivo pedagógico de mostrar aos pequenos que a escola é um lugar divertido. “Nesta primeira semana, ainda estamos em período de adaptação. Os alunos de 3 a 5 anos ficam na escola apenas duas horas. É importante para que eles não se sintam pressionados e aprendam a gostar de vir para aula”, explica a diretora Inês Santos Bernardes.

Neste ano o currículo dos alunos contará também com aulas de iniciação musical que serão ministradas pelos professores de artes, além da reestruturação dos laboratórios de informática das EMEFs, por meio do projeto Pro Info, que trará 196 novos computadores aos alunos. Ao todo, serão 11 laboratórios instalados ainda no primeiro semestre.

“Este é um meio de tornar a educação mais prazerosa aos alunos, além de ser uma ferramenta a mais para os professores estimularem o conhecimento”, avalia o secretario de Educação, Luciano Braz de Marques. Segundo ele, a previsão é de que pelo menos dois destes laboratórios comecem a funcionar ainda este mês:  um na EMEF Anísio Teixeira e outro na EMEF Professora Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi,  no Parque Guarani.

Ronda escolar

Junto com a volta às aulas teve início também a ronda escolar da Guarda Municipal. Com o intuito de realizar um trabalho preventivo na porta das escolas, quatro guardas são destacados para promover a ronda, que começa durante a manhã e vai até as 20h. “É importante ressaltar que todo o efetivo da Guarda Municipal está à disposição se for solicitado em alguma ocorrência nas escolas”, diz o secretário de Segurança Pública, Cacilando Neres de Almeida.

O telefone de atendimento da Guarda Municipal é 4596-7744.