Membros vão exercer mandato até 2024; Karina Dorta da Silva é a nova presidente
A nova composição do Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Várzea Paulista tomou posse na tarde de terça-feira (17), no auditório da Praça CEU. A posse oficial foi realizada na presença do prefeito professor Rodolfo Braga e outras autoridades municipais. Os membros presentes receberam o diploma e o prefeito assinou o documento da posse. O órgão cumpre o mandato de dois anos, a partir da data da posse, e exercerá o papel de fiscalizar, acompanhar e sugerir políticas públicas de saúde para o município.
Logo após a cerimônia de posse, os membros empossados fizeram sua primeira reunião e elegeram a nova presidente, Karina Dorta da Silva. Ao todo, o conselho será composto por 20 membros titulares e 20 suplentes, divididos na seguinte proporção: 25% vindos da administração e prestadores de serviço da saúde; 25% compostos por trabalhadores da saúde; e 50% ocupados por usuários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e entidades. No momento, há oito vagas de suplentes em aberto, que os membros já existentes vão definir como serão preenchidas em breve. Confira a lista: https://tinyurl.com/e4469ddh.
O gestor municipal de Saúde, Fernando Collange, destacou a importância da nova posse e do papel exercido pelo Comus, que aponta melhorias para a administração municipal, algo bem realizado pelos membros do mandato que se encerra este mês. “Desejo boa sorte a todos os membros. O papel de vocês é extremamente fundamental para termos êxito em nossas ações”, declarou.
O prefeito sublinhou a responsabilidade que os conselheiros têm e também agradeceu o trabalho da Câmara Municipal, que tem aprovado projetos de benefício à população, inclusive da área da saúde, uma prioridade da gestão municipal atual. “O Conselho Municipal vem para somar, compartilhar dificuldades e ajudar a Prefeitura a buscar soluções. A equipe gestora da Saúde dará atenção a vocês e também me coloco à disposição”, afirmou.
O presidente do Comus ao longo do mandato que se encerrou, Crisóstomo Pinheiro de Faria Júnior, agradeceu a presença de todos, o trabalho feito pelos conselheiros que encerram a participação, e enalteceu a importância do órgão na busca de uma saúde pública melhor. Ele deixou o claro o desejo de que o conselho se aprimore cada vez mais. “Contamos com vocês de alma e coração”.
O chefe da Casa Civil, João Paulo Souza, destacou ações recentes na área da saúde realizadas pela administração, como o andamento da vacinação contra a Covid-19, desde o ano passado, referência na região, e a adesão, neste ano, ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), que tem ajudado a reduzir ou até zerar as filas por exames especializados, por exemplo — exames cardiológicos e de ortopedia têm fila zerada neste momento.
O prefeito também abordou os trabalhados que vêm sendo realizados para a conquista do novo hospital municipal, que trará, entre outros ganhos, dez UTIs adultas e dez UTIs neonatais. Segundo Braga, a ideia é que a licitação seja iniciada em breve, para que a construção comece ainda em 2022.
Presenças
Entre outras autoridades presentes, prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, o gestor executivo de Saúde, José Roberto Spinucci, e os vereadores Mauro Aparecido, Hulk, Adrianin, Dr. Eliseu e Elton.