Enfermeira de Várzea Paulista que atendeu vítimas em Capitólio recebe homenagem da ONU, a primeira da história varzina

Governo e Administração - Destaques Saúde - Destaques

Jane de Freitas foi condecorada com a importantíssima Medalha Major Elza Cansanção e outras honrarias, por dois membros regionais da Organização das Nações Unidas

A manhã desta terça-feira (26) será inesquecível para a gestora executiva municipal de Saúde de Várzea Paulista, Jane de Freitas. A enfermeira recebeu, no Gabinete Municipal, junto de diversas autoridades municipais, diversas honrarias da ONU (Organização das Nações Unidas),  reconhecendo o trabalho dela em janeiro deste ano, quando atendeu várias vítimas feridas do acidente e confortou familiares em Capitólio (MG), após o deslizamento de uma grande pedra de um dos famosos e muito visitados cânions, tragédia que causou ferimentos e mortes. É a primeira Medalha Major Elza Cansanção da história da cidade.

Os membros da instituição internacional presentes foram o diretor regional, Rafael da Silva Lourenço, e o representante regional Renan dos Santos Peres.

Além da medalha em referência à notória enfermeira e mulher mais condecorada do Brasil que, entre outros trabalhos de destaque, atendeu, pelo Exército Brasileiro, diversos pacientes durante a 2ª Guerra Mundial, Jane recebeu um broche representativo da honraria (para usar com determinados tipos de roupas), um certificado e um histórico sobre a medalha.

“É importante darmos valorização aos profissionais, sejam da saúde, segurança ou outras áreas. Quando vimos o vídeo, eu disse ao presidente da ABDIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, um braço da ONU), Walter de Vargas, que gostaria de indicar a Jane para o recebimento dessa homenagem.  O vídeo repercutiu muito. É preciso ter vocação para fazer o que ela fez”, elogiou.

Jane se mostrou muito agradecida com tantas homenagens. “Com certeza me sinto honrada, desde o primeiro contato feito pela instituição, no Facebook. Dedico essa medalha a todo o pessoal da enfermagem. Muitas vezes, as ações desses profissionais não são filmadas. A minha ação foi vista pelo fato de ter sido filmada. É uma honra receber essa homenagem e a dedico a todo esse pessoal dos bastidores na saúde. Trabalho há muitos anos nessa área e sei que todo dia temos uma batalha diferente e a gente vence, salvando vidas e acalentando familiares. Agradeço ao prefeito (professor Rodolfo Braga), vice-prefeito (Fernando Pasqualino) e meus amigos da saúde aqui presentes”, declarou.

Outras palavras de reconhecimento

O prefeito também ficou honrado com a homenagem realizada em seu gabinete e elogiou bastante a iniciativa da enfermeira, que realizou o acolhimento e humanização que a atual gestão municipal procura implantar. “A Jane está gestora, mas é servidora pública aqui da Prefeitura. Largou mão de todo o seu lazer naquele momento, para cumprir sua missão de salvar vidas. Considero essa homenagem muito importante”, afirmou.

“Nossa administração está trabalhando com humanização e acolhimento. Estamos valorizando ao máximo os servidores, pagando progressões atrasadas e dando capacitação para que, lá na linha de frente, o munícipe seja bem atendido. A Jane, nesse mesmo espírito, deixou tudo de lado para acolher e salvar vidas”, complementou Braga.

O vice-prefeito também destacou o caráter humanitário da atuação de Jane no dia da tragédia e a grande contribuição na coordenação da vacinação contra a Covid-19 em Várzea Paulista, muito importante para reduzir diversas internações e mortes em virtude da doença. “Você conseguiu salvar vidas e acalentar o coração das famílias em um momento difícil, e aqui fez muito mais”, elogiou Pasqualino.

O gestor municipal de Saúde, Fernando Collange, também destacou o mérito da gestora executiva. “Hoje vivemos um momento sublime. Ela fez todos os esforços para salvar vidas. Sempre fez trabalho de excelência na Prefeitura e esteve à frente da vacinação contra a Covid-19. Hoje recebe essa merecida homenagem”, declarou.

Outras autoridades municipais presentes foram o assessor especial para a Saúde, Dirceu Castilho, a coordenadora de Saúde Mental, Sandra Silvestrini e o gestor executivo da Casa Civil, Júlio Pardal.