Programa de alfabetização comemora êxito em Várzea Paulista

Educação - Destaques

Em cinco anos, projeto do MEC (Ministério da Educação) atendeu cerca de duas mil pessoas na cidade

O Programa Brasil Alfabetizado, do MEC (Ministério da Educação) é exemplo de sucesso em Várzea Paulista. Implantado há cinco anos no município, o projeto já atendeu cerca de duas mil pessoas e transformou as vidas dos participantes.
O alfabetizador Manoel Brito Magno traduz numa frase o que significa exercer esta função. “Minha maior satisfação é ver que os meus alunos estão evoluindo. Acho muito gratificante ver as pessoas superando as dificuldades, progredindo, avaliando situações, observando mais a política, quando, enfim, o cidadão se torna um ser pensante.”
Magno formou-se em Teologia, mas começou a trajetória profissional na década de 1980, como professor em cursos de mecânica e desenho técnico. Desde 2007, é alfabetizador do programa em Várzea.
Além disso, procurou também colaborar com outras iniciativas, como o Escola da Família, programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Superação
A doméstica Maria Paulina da Silva, 46 anos, é um exemplo de superação. Aluna de Magno, ela enfrentou muitas dificuldades por conta do analfabetismo. Sempre tinha de pedir ajuda a alguém para ler os itinerários dos ônibus.
“Não saber ler é triste, é pior do que ser cego, porque a gente enxerga, mas, não lê, não entende, e as pessoas olham diferente pra você”, desabafa.
Depois de pouco mais de um ano freqüentando as aulas do Programa, Maria orgulha-se por conseguir ter superado os desafios encontrados ao longo da jornada. Já consegue ler os destinos dos ônibus e fazer a lista de compras do mercado. “Eu ainda não sei ler muita coisa, mas, estou estudando. Queria ler a Bíblia, um livro tão bonito, vou conseguir”, emociona-se.