População aprova mutirão contra a Dengue promovido pela Prefeitura

Saúde - Destaques

Na terça-feira (26), a equipe de Vigilância em Zoonoses visitou casas no bairro Cidade Nova II e moradores ficaram satisfeitos com a ação

Esta semana, a Prefeitura de Várzea Paulista promove ações de combate à Dengue, para conter o desenvolvimento da doença na cidade. As visitas casa a casa foram intensificadas na terça-feira (26), com o trabalho do setor de Vigilância em Zoonoses no bairro Cidade Nova II, para orientar à população sobre o mosquito Aedes aegypti e como evitar seus criadouros.

Entre as casas visitadas, está a do motorista de ônibus Alexandre Andrade da Silva, que contraiu a doença há dois anos. “Eu tive dengue em 2020 e foi terrível pra mim. Fiquei muito mal, não desejo que ninguém se sinta assim, por isso é importante que verifiquem todas as casas, para descobrir de onde vem o problema e acabar com ele”, relatou.

Segundo Sérgio Almeida, também morador do bairro Cidade Nova II, o trabalho de prevenção é muito importante para à população. “As visitas e orientação ajudam a resolver o problema, antes que ele se torne algo ainda maior”, explica. “Desta forma, se nós continuarmos nos antecipando e cuidando de nossas casas, o sistema de saúde não ficará sobrecarregado”, ressaltou o munícipe.

Aumento de casos

Entre janeiro e abril de 2021, a cidade registrava 14 casos positivos, sendo 12 autóctones e 2 importados. Já este ano, Várzea Paulista possui 216 casos positivos de dengue, sendo 211 casos autóctones e 05 casos importados.

Com o crescimento dos casos, a Prefeitura intensifica os mutirões de visitas casa a casa e conta com o apoio da população para que também vistorie suas casas e quintais, com ações individuais no combate à Dengue, como manter o quintal limpo, evitar objetos que acumulem água parada e manter reservatórios de água sempre fechados.

As visitas nos bairros prosseguem:

• 27/04 – Jardim Bertioga;
  • 28/04 – Vila Popular;
  • 30/04 – Santa Terezinha.