Parte do programa Caminhos para a Cidadania, da Autoban, espetáculo conta a emocionante história de um professor deficiente visual que luta por cidadãos conscientes
Nesta quinta-feira (24), o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, do Jardim América II, recebe a peça “Cadê o amor que estava aqui?”, da companhia CIAVIP de teatro. O espetáculo, que narra a tocante trajetória de um professor deficiente visual que luta para criar cidadãos formadores de uma “corrente do bem”, já foi apresentado duas vezes pela manhã e há duas apresentações programadas para a tarde. A peça chegou à escola por meio do programa Caminhos para a Cidadania, da Autoban, em parceria com a Unidade Gestora Municipal da Educação, por meio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.
O público estimado para as quatro apresentações é de 470 crianças, dos Anos I a V do Ensino Fundamental.
A peça traz as experiências de um dedicado e motivado professor que tem deficiência visual. O docente luta pela formação de cidadãos conscientes, que possam transformar o mundo em um lugar melhor. O protagonista espera que seus alunos aprendam valores cidadãos e os repassem por onde passarem, formando assim uma “corrente do bem”.
O espetáculo ensina e cita que “o dia é diferente da noite, todos são diferentes. Por isso devemos sempre enxergar com os olhos do coração, assim conquistando igualdade de condições, e mostrando que deficiência não significa incompetência, e que o mundo deve ser um lugar melhor para todos”.
Fabricia Vivas, entusiasta e idealizadora do belo espetáculo, veio de uma família mais humilde, e tinha o sonho de levar a mensagem da “corrente do bem” às comunidades, levando a cultura de forma mais palpável para quem não tem acesso. Foi por isso que escreveu a peça.
Importância da peça para o ensino e a cidadania
“O programa também atende a necessidades pedagógicas, como a Base Comum Curricular (BNCC), de uma maneira lúdica e dinâmica, e isso é muito importante para todos, principalmente para as 470 crianças”, disse o diretor da escola, Fabiano Falaccio.
A professora Kelly Cristina da Silva relatou que havia uma criança especial assistindo
à peça. O menino interagiu o tempo todo com os atores e com a proposta deles. Ela comentou a importância dessa iniciativa, que demonstra às crianças a importância de fazer uma “corrente do bem”, respeitando as diferenças e as ensinando a aceitarem os outros como realmente são. Para a servidora, a peça foi excelente.