Reunião da Prefeitura define novos procedimentos necessários para famílias desalojadas voltarem às residências

Novo canal para informar novas obras e ter nova vistoria é a Ouvidoria Municipal; Defesa Civil conta com novo número de telefone para cadastro, recebimento de informações técnicas e esclarecimento de dúvidas

Na nova reunião da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) de Várzea Paulista, na manhã desta sexta-feira (4), ficou definido pelos representantes de pastas municipais envolvidas que a Ouvidoria será o novo canal para que as famílias com casas interditadas por falta de segurança registrem o laudo técnico com o registro das obras e a avaliação de que voltou a ser segura. Após essa oficialização, a Defesa Civil realiza uma nova vistoria para avaliar se, de fato, o imóvel já tem as condições de segurança necessárias à volta da família. O encontro foi realizado no auditório da Praça CEU.

Essas famílias, antes de providenciar os trabalhos estruturais, também precisam contratar um profissional de engenharia civil que realize esse laudo a ser apresentado à Ouvidoria. O protocolo pode ser feito por meio de um dos canais da Ouvidoria Municipal: telefone (11) 4595-0037, WhatsApp (11) 94365-2884, atendimento presencial ou link https://tinyurl.com/yc7ms54v. A Ouvidoria fica na Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Vale lembrar que todas as famílias com residências interditadas e que alegam situação socioeconômica difícil já tiveram o registro de interdição informado pela Defesa Civil à Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social. Técnicos sociais da pasta têm feito o acompanhamento de todos esses casos, para verificar se preenchem os requisitos necessários ao benefício eventual que as ajude financeiramente a morarem em algum local seguro alugado e se organizarem para, o quanto antes, conseguirem pagar os serviços do profissional de engenharia e as próprias obras.

Defesa Civil

Quaisquer dúvidas podem ser tiradas por meio de mensagens de SMS ou WhatsApp ao novo telefone da Defesa Civil da cidade: (11) 94131-9687. Segundo o coordenador do órgão, Cristiano Vargas, que coordenou a reunião, o atendimento é feito todos os dias, a qualquer horário. Os munícipes têm a opção de fazer o cadastro para receber informações técnicas e até mesmo alertas de chuva. Basta enviar o nome completo e o nome do bairro de Várzea Paulista.

Quem mora em alguma residência e sente a necessidade de uma vistoria para possível interdição também pode contatar a Defesa Civil, por meio do novo número ou ligando para (11) 4596-9659, que também atende todos os dias, em qualquer horário.

Atualizações

No encontro, também foram compartilhados trabalhos feitos pelos setores, como os serviços de manutenção em vias sem pavimentação, realizados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, viabilizados após a locação de maquinário custeada com parte do montante de R$ 1 milhão destinado pelo Governo do Estado de São Paulo, para obras públicas de resposta às fortes chuvas desde 30 de janeiro. O gestor executivo municipal de Infraestrutura Urbana, Saulo Prado, relatou as ações da pasta.

Também houve relatos de ações de resposta ao alagamento no Jardim Promeca, na última segunda-feira (1º).

Além da Defesa Civil e Unidade Gestora de Infraestrutura, também tiveram representante a Casa Civil e as Unidades Gestoras de: Trânsito; Saúde; Obras; Meio Ambiente; Assuntos Jurídicos; Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Social.