Muro do córrego da Avenida Itália está sendo reconstruído; no túnel sob a ferrovia, já foram escavados à mão, 45 metros do túnel
A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Várzea Paulista gerencia diversas obras pela cidade e fiscaliza a recuperação viária da Marginal do Rio Jundiaí, obra gerenciada pelo Governo Estadual. Entre os trabalhos feitos em vários pontos da cidade, destacam-se a recuperação de um trecho do córrego da Avenida Itália, no Jardim Santa Lúcia, e as manutenções em vias sem asfalto de diversos bairros. São trabalhos para garantir melhores condições estruturais, como segurança e diminuição do risco de enchentes.
No Córrego Itália, parte do muro de proteção havia cedido em razão de chuvas e uma empresa contratada por licitação está fazendo a reconstrução. Após a conclusão dessa etapa, a área da via que foi danificada receberá novo asfalto.
Abaixo da ferrovia, uma outra equipe continua sendo construida, sob o gerenciamento da unidade, um segundo tunnel liner, túnel para aumentar a vazão do Córrego Bertioga para o Rio Jundiaí. Já foram escavados, à mão, 45 dos 50 metros lineares previstos.
Com novo maquinário locado por meio de recursos estaduais, melhorias como o nivelamento de solo em vias sem pavimentação da região do Gauchinha e no bairro Sítio do Mursa começaram nesta semana e seguem em andamento. A ideia é contemplar toda a cidade com esse tipo de serviço durante o prazo de dois meses. Os próximos bairros atendidos serão Portal das Paineiras e Chácaras São Guido.
Entre os demais trabalhos, vale destacar: as obras de contenção do sistema de drenagem de um trecho do córrego acima da Avenida Padre Jordan e a construção de uma baia de estacionamento na via, do Jardim Bertioga; reforma da Praça Castro Alves (Vila São José); limpeza geral de uma área pública na Rua Aramã (Vila Marajó); manutenção geral em vias do bairro Serra do Mursa; e limpeza de diversas bocas de lobo em vários bairros.