Alunos do Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital lançam blog

Educação - Destaques

Na última quarta-feira (25), o projeto Laboratório Social e Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista em parceria com a Petrobrás, formou seus alunos no primeiro módulo do curso, que corresponde às aulas de inclusão digital. Nesta primeira etapa, o curso formou 82 jovens e 39 adultos, totalizando 111 beneficiados. Além da entrega de certificados, a secretaria de Cidadania e Assistência Social também anunciou o lançamento oficial do blog desenvolvido pelos alunos do curso.

Fruto das diretrizes apontadas pelos jovens varzinos durante a II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista, o Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital foi implantado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central.  O espaço conta com duas salas de informática, estúdio de edição, recepção e sala multiuso, totalizando 16 computadores.
Como os jovens consideravam uma necessidade ter um espaço de encontro, que promovesse a capacitação e inclusão digital, a Prefeitura buscou recursos para viabilizar o projeto e conquistou R$ 200 mil através de parceria com a Petrobrás. Desenvolvido em parceria com Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto prevê, além das aulas de inclusão social, que ensinarão a informática básica, um curso multimídia, com aulas de edição de vídeos e design gráfico.
Giany Póvoa, secretária de Cidadania e Assistência Social, considera os resultados do primeiro módulo, sinais do sucesso do projeto. “Isso prova que começamos um novo movimento da juventude varzina. Nossa meta é que esse blog se torne em breve o portal da juventude da cidade”, diz.
De acordo com Lula Raniero, vice-prefeito de Várzea Paulista, o projeto é importante para incentivar a juventude varzina e prepará-la para o futuro. “Estamos investindo na inclusão digital de nossos jovens porque nos preocupamos com o futuro. Dessa forma, estamos garantindo o crescimento pessoal e profissional deles, já que a informática é uma ferramenta fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, avalia.

Blog

Além do aperfeiçoamento técnico oferecido aos participantes, o laboratório ainda é um espaço de manifestação da juventude varzina. Para tanto, os jovens criaram um blog (http://www.labdigitalvzp.blogspot.com/), no qual divulgam e acompanham os principais eventos e notícias da cidade. No último fim de semana, por exemplo, os jovens fizeram uma cobertura jornalística da Orquivárzea.