Procon de Várzea Paulista orienta consumidores sobre a Black Friday

É necessário tomar cuidado com preços maquiados, ofertas muito vantajosas, qualidade dos produtos, entre outras questões

Em novembro, conhecido como o mês das promoções da Black Friday (última sexta-feira do mês), o Procon de Várzea Paulista intensifica as fiscalizações do comércio da cidade, para verificar a correta precificação dos produtos, possíveis maquiagens de preços, informações de parcelamentos, etc. O órgão dá dicas para que os consumidores não sejam enganados.

Produto com preço maquiado

Na semana da Black Friday algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real — uma fraude.

Desconfie de oferta muita vantajosa

Dispense ofertas incompatíveis com a realidade brasileira. Caso uma oferta seja muito vantajosa, desconfie e faça checagens extras de segurança. Um exemplo: se o produto que procura tem preço médio de R$ 2 mil, não há como o mesmo artigo, com a mesma qualidade, ser vendido pela metade desse valor. Você pode comprar algo que não receberá ou comprar um produto sem procedência.

Atenção à qualidade dos produtos

É preciso ficar atento à qualidade do produto e à segurança. Cheque se o produto tem selo de segurança dos órgãos certificadores. Exemplos: se for comprar um aparelho de telefonia, o consumidor deve ver se tem homologação da Anatel; se for viajar, checar se a agência está registrada no site da Embratur.

Produtos em exposição

Eventuais defeitos aparentes, tais como arranhões e amassados, devem ser informados ao consumidor e indicados na nota fiscal. Os defeitos não serão cobertos pela garantia porque o consumidor teve prévia ciência.

Quando há algum problema que comprometa o funcionamento adequado do aparelho, o dever de reparação permanece intacto, desde que dentro do prazo da garantia legal ou da garantia contratual.

Compras virtuais

Entre os problemas comuns relatados estão aquelas situações em que o consumidor finaliza uma compra on-line e algum tempo depois ela é cancelada. A dica é sempre guardar anúncios, e-mails com a confirmação da operação, recibos e contratos, além de imprimir ou salvar as telas com as ofertas, confirmações e transações financeiras realizadas.


É bem comum o fornecedor anunciar um produto com preço específico e, depois que ele foi incluído no ‘carrinho de compras’ do site, o valor mudar. Também há situações em que depois de concluir a compra o consumidor recebe mensagem informando que o pedido foi cancelado. Em todos esses casos, a recomendação é a mesma: contatar o Procon que, por sua vez, acionará o fornecedor.

Outras dicas

Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo;

Prefira fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais;

Jamais faça transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;

Se contratar entrega em domicílio, solicite que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo. Aqui no Estado de São Paulo, a Lei da Entrega (nº 13.747/2009) obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período de entrega do item ou de prestação do serviço;

Somente assine o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento;

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar de justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento;

Tire suas dúvidas

Quem quiser mais orientações do Procon de Várzea Paulista sobre a Black Friday pode ligar para o número (11) 4595-0557 ou (11) 94225-3845 (somente WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

O Procon fica no piso térreo do Facilita, na Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar. O funcionamento é nos mesmos dias e horários.