Casal de Várzea Paulista viaja pela América do Sul de Kombi

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

“Descobrimos que o mundo tem muitas pessoas boas”, contam Fernando e Gisele Martins

Conhecer paisagens paradisíacas, dormir sob as estrelas, sem pressa, ao lado do seu amor. Quem não sonha com uma vida assim? O casal Fernando e Gisele Martins resolveram colocar em prática a vida de viagens e pé na estrada.

Casados há 16 anos, o barbeiro Fernando Martins e a massoterapeuta Gisele Ferrarezi Martins, estão há 15 anos conhecendo o Brasil e a América de Sul. As viagens começaram de moto e desde 2019, uma kombi veio para complementar os passeios, a Bernadete Terceira. Adaptada com cama, fogão, geladeira e um mini banheiro, o veículo se tornou a casa do casal enquanto eles conhecem o país e o mundo.

Segundo Fernando, o estilo de viagem mais tranquilo, apreciando a paisagem sempre foi seu estilo. “Gosto do ‘roots’, ficar próximo a natureza, curtindo a estrada, conhecendo os moradores. Nosso objetivo não é conhecer pontos turísticos, mas apreciar as belezas de cada lugar”, conta.

Gisele destaca que a viagem de kombi gera uma economia significativa ao casal, já que não gastam mais com hospedagem e restaurante. “Nossos custos diminuíram quase 80%. Com isso, podemos viajar por mais tempo, conhecer a cultura de uma forma mais profunda”, informa. Assim, a massoterapeuta diz que descobriu que o mundo tem muito mais pessoas boas. “Sempre tem alguém disposto a ajudar, perguntar se precisamos de alguma coisa, dar dicas de onde ficar ou visitar. Encontramos muita gente legal e disposta a ajudar, isso nos dá uma esperança na humanidade”, relata ela.

Fernando conta que eles já viajaram pela América do Sul, visitando o Deserto do Atacama, no Chile e por diversos estados do país, de norte a sul. “Nossa viagem mais recente foi pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Saímos sem um destino certo, vamos sentindo a viagem, foram 3 mil quilômetros de muita receptividade”, destaca ele.

O minimalismo também passou a fazer parte da vida de viagens. “Percebemos que precisamos de poucas coisas para viver bem. Ficamos bem mais desapegados, mais leves”, divide Gisele.

Handpan

Durante a quarentena, Fernando começou a aprender a tocar o instrumento musical Handpan. Segundo ele, o instrumento tem origem Suíça e foi desenvolvida nos anos 2000. Com um som suave e melódico, o Handpan ajudou o barbeiro a passar os dias durante o confinamento. “Foi um bom aliado dos dias em casa. Agora, quando fazemos algum passeio e começo a tocar, as pessoas ficam em volta para apreciar e sempre dão um troquinho, que já ajuda na gasolina”, comemora o viajante.

Próximos passos

A aquisição da kombi coincidiu com o início da pandemia, atrasando os planos do casal de fazer um ano sabático. “Fizemos um planejamento financeiro para ficar um ano viajando e conhecer o Ushuaia, na Argentina, mas como todo mundo, tivemos nossos planos adiados”, fala Fernando. Mas agora já vacinados, a expectativa de tirar o projeto do papel só aumenta. “Neste tempo em casa pudemos organizar melhor nossa viagem e agora com a expectativa de que as fronteiras se abram em 2022, vamos realizar nossa viagem”, afirma Gisele.

Altas aventuras

Quer acompanhar a rotina do casal pelas estradas do Brasil e em breve, de Ushuaia? Você pode acompanha-los pelos perfis @barba_se_ta_viajando e @gyh.viajando.com.o.barba