Eduardo assina repasse de R$ 14,8 mi para a Vila Real

Finanças - Destaques

Prefeito e secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, firmam acordo para segunda fase de urbanização do bairro, que começam em 2011

“Tornar mais igual a vida das pessoas”. Assim, a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, definiu o objetivo do repasse de R$ 14,8 do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal para a Vila Real, em Várzea Paulista. A assinatura do contrato aconteceu na superintendência da Caixa Econômica Federal de Jundiaí, na última segunda-feira (19). A Prefeitura investirá mais R$ 1,3 milhão em contrapartida, totalizando assim R$ 16,1 milhões aplicados na segunda fase da urbanização do bairro.

Nessa fase do projeto, com previsão de início de execução para 2011, serão priorizadas as construções de 169 unidades habitacionais no próprio bairro, para remoção de famílias fixadas atualmente em áreas de risco de deslizamento ou em Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego da Ilhabela. “É um privilégio sair de Brasília e ver a materialização dos projetos. É um momento para observar que faz sentido o nosso trabalho”, destacou Inês.

O prefeito Eduardo demonstrou muita satisfação pela vinda da secretária à região. Ambos chegaram juntos à sede da Caixa. “Quero agradecer muito à Inês por ter aceitado o nosso convite”, disse o prefeito em seu discurso, quando também lembrou a visita de Inês à Vila Real durante o lançamento da primeira fase do projeto. “Estamos assinando um contrato que indica o rumo do nosso desenvolvimento: melhorando a vida das pessoas e pensando, também, nas questões ambientais”, completou o prefeito.

O superintendente regional da Caixa, Waldir Monti, explicou que somente nos primeiros meses de 2010 o investimento da instituição em habitação superou os números de todo o ano de 2007. “Nunca tanta gente ascendeu de classe social no país”, avaliou.

Bairro transformado

Parte da verba do PAC nessa segunda fase também será investida em outras melhorias habitacionais, regularização fundiária e assistência técnica aos moradores.

Mais 30 ruas, travessas e vielas serão pavimentadas e serão construídos três equipamentos públicos para atender a população.

A segunda fase do projeto de urbanização da Vila Real ainda prevê infraestrutura de saneamento a todos os 14 mil moradores do bairro, com preservação do meio natural no qual a região está assentada, especialmente os córregos. De acordo com o secretário de Obras, Cícero Petrica, serão eliminadas todas as áreas de risco de deslizamento e enchentes nessa região. “Ao final do projeto, a Vila Real será conectada entre si e integrada ao restante da cidade”, enfatiza.

Primeira fase

As obras da primeira fase da urbanização da Vila Real já estão em um estágio bastante avançado. A Prefeitura conquistou através do PAC um repasse de R$ 10 milhões para esta etapa. A Prefeitura investiu uma contrapartida de R$ 1,4 milhão. A primeira fase do projeto abrange com pavimentação de ruas, drenagem e canalização de esgoto e a regularização fundiária, entre outras melhorias.