Ensino on-line de Várzea Paulista consegue despertar interesse dos alunos e ganha elogios

A Prefeitura de Várzea aplica as atividades pelo segundo ano; muitos pais e alunos demonstram gratidão e envolvimento

A Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista é a responsável por mais um dos serviços públicos que precisaram se reinventar a partir de 2020, diante das mudanças necessárias para combater a Covid-19. Após quase um ano de sua implantação, a PEAD (Plataforma de Ensino a Distância), desenvolvida pela equipe pedagógica da Unidade de Educação e a empresa desenvolvedora, a J Brasil, traz recursos tecnológicos cada vez mais elogiados por pais e alunos, que têm se adaptado bem e mostram que a experiência do aprendizado on-line pode ser muito satisfatória e enriquecedora, além de prática, por evitar a busca e devolução de atividades em papel.


Desde que foi implantada, em 15 de abril do ano passado, a ferramenta tem sido constantemente aprimorada com as contribuições dadas por profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, para ficar cada vez mais funcional e acessível.

E um dos aspectos mais interessantes na busca por uma participação sempre maior dos alunos é justamente o envolvimento dos responsáveis e das próprias crianças na divulgação da ferramenta e em dicas para acessá-la. “Contamos com alunos e famílias que dentro da sua facilidade em usar a ferramenta tecnológica também produziram vídeos caseiros de passo a passo para o acesso à plataforma, a fim de contribuir com os demais estudantes”, afirma a gestora municipal de Educação, Magali Souza. Os alunos que não conseguem acessar as ferramentas on-line têm à disposição um conteúdo impresso desenvolvido com a participação dos professores. O material deve ser retirado na escola, que faz as entregas seguindo todos os protocolos sanitários.


A Prefeitura tem se mostrado bastante empenhada em fazer o ensino por meio da plataforma ser o melhor possível. A Unidade de Educação equipou os professores com tablets e os grupos de trabalho das unidades escolares têm mantido contato constante, por várias ferramentas, inclusive canais de YouTube criados por alguns professores, para compartilhar vivências do ano passado e ampliar cada vez mais as possibilidades da PEAD. “O uso de novas tecnologias se tornou um grande aliado, pois elas favorecem a pesquisa, a comunicação e a interação entre os professores, familiares e estudantes, possibilitando a elaboração de conteúdos em diferentes linguagens”, explica a gestora.


Um dos exemplos dessas ações para aprimorar a PEAD ocorreu este mês. O Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Padre Wilfrido Wieneke, do Residencial Aimoré, realizou um HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) direcionado à  apresentação de novas tecnologias, ministrado por Francine Vieira Silva, uma professora da escola que atua com a Educação Infantil. A ideia de disponibilizar essa troca entre a equipe surgiu da necessidade do grupo de elaborar um projeto de leitura dentro do contexto de pandemia. Durante as conversas, a professora relata recursos utilizados por ela no ano anterior e descreve passo a passo como foi direcionando seu trabalho. A servidora compartilhou com a equipe alguns aplicativos que podem ser utilizados na elaboração e edição de vídeos, mostrando exemplos e dando dicas de edição.

Dedicação e inovação


Patrícia Pasqualini é uma das professoras da Rede Municipal de Ensino mais engajadas no ensino a distância e uso da tecnologia para favorecer o aprendizado dos alunos varzinos. Docente do Cemeb Professora Juvelita Pereira, da Vila Real, desde 2016,  fez um curso, indicado pela Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista, ministrado pela Prefeitura de Sobral (Ceará), sobre tecnologia na educação. A formação, muito elogiada pela servidora, abriu sua mente e inspirou várias ideias que vêm sendo aplicadas por ela.


No início deste ano, Patrícia fez uma pesquisa sobre os alunos e identificou maneiras de promover um ensino a distância ainda mais adequado à realidade de cada criança. O resultado é uma série de ações diferenciadas, como o uso do Padlet, recurso no qual cria aulas muito animadas com jogos do Wordwall e recursos do Canva, reuniões pelo aplicativo de teleconferências Google Meet, usado em aulas e também para tirar dúvidas, e até mesmo a criação de um avatar dela própria, a animação “Prô Paty”, que às vezes inicia as aulas para despertar as crianças e até mesmo explica parte do conteúdo ensinado. A professora sentiu a necessidade de estreitar as relações e deixar as aulas bem vivas, mesmo sem a proximidade física, para melhorar a experiência do ensino a distância. A servidora ganhou autonomia da Unidade de Educação para usar ferramentas inovadoras e os resultados têm sido bastante satisfatórios. Para localizar mais facilmente o Canva e usá-lo em sua aula, clique aqui.


A profissional também elogia o material impresso, feito de forma colaborativa por todos os professores e cada vez melhor, segundo ela. Patrícia mantém dois
grupos de WhatsApp, um com os alunos e outro com os pais, para ter um diálogo
frequente.


“Senti a liberdade dada pelos alunos e estreitei a relação com eles e os pais, para poder despertar a vontade de aprender com a tecnologia. Se o conteúdo não é atrativo, a participação das crianças não é a mesma. Hoje é muito bom ver que a maioria da turma está bastante interessada em progredir, melhorar”, declara.


A docente também tem um canal no YouTube, o Patrícia Pasqualini, no qual compartilha atividades de ensino e experiências profissionais.

Reconhecimento


Sara Ortiz, mãe da pequena Geovanna, 10 anos, do Ano V da escola Professora Juvelita, elogia bastante os conteúdos on-line. Ela destaca que as atividades virtuais substituem os materiais impressos que precisariam ser retirados e levados pelos pais. A mãe faz um agradecimento especial: “A Professora Patrícia tem nos ajudado muito com as aulas on-line, e tira dúvidas das crianças pelo WhatsApp e Google Meet. As crianças têm adorado e somos eternamente gratas por isso”, elogia.


A filha também elogia bastante o trabalho. “Estou gostando muito das aulas deste ano. A professora Patrícia não deixa de falar com a gente pelo WhatsApp; em algumas aulas, fala pelo Google Meet, o que é muito legal! E ela fez até uma bonequinha (avatar) como se fosse ela. Muito legal!”. Geovanna também lembrou que o desenho “Prô Paty” às vezes explica algumas coisas, como na aula do Dia Mundial da Água (22 de março).


Telma Bispo, mãe da Mellina, 8 anos, da escola Padre Wilfrido, dá um depoimento a outros pais e responsáveis sobre como a escola a ajudou na adaptação à plataforma.  “No início achei que iria ter dificuldade ao executar mas foi bem tranquilo. Quando eu tinha dúvidas, eu ligava na escola e eles me orientavam. E a professora Fabíola (de Oliveira Arteiro) também orientou, pois também há,  na própria plataforma, uma caixa de diálogo com perguntas ao professor, e ela deu todo o apoio. O uso da plataforma é mais cômodo pois não é necessário sair de casa. Às vezes a família não tem alguém para  deixar seu filho(a) para ir até a escola e aí, pela plataforma, fica mais prático”, afirmou.


Telma defendeu o uso da ferramenta para manter o aprendizado dos alunos em dia. “É só seguir as orientações do vídeo e dos educadores e tudo vai dar certo para que nossas crianças fiquem com as atividades em dia. E já quero agradecer todo esforço e dedicação e comprometimento da professora Fabíola, pois, não só as crianças mas os professores também estão se adaptando a esse novo método on-line, que vamos confiar que será temporário, e logo nossas  famílias voltarão à rotina normal, e em segurança. E para deixá-los mais seguros vamos fazer uso da plataforma. Assim não expomos as crianças e adultos a esse vírus. E fique em casa quem puder. Deus abençoe todos”, declarou.