Crescimento de casos em crianças também chama a atenção dos especialistas. Recomendação é que a população fique em casa e não promova reuniões, mesmo em pequenos grupos
O número de pacientes que buscam o serviço médico na Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC) de Várzea Paulista, aumentou 90% em um mês. Nos primeiros 15 dias de fevereiro foram atendidas 724 pessoas, no mesmo período de março, o número saltou para 1.378.
De acordo com o assessor especial de Saúde de Várzea Paulista, Dr. Felipe Amaral de Carvalho, a Unidade de Combate ao Coronavirus tem atendido uma média de 90 casos por dia, com aproximadamente 40 casos positivos diariamente.
Mesmo com números tão alarmantes, o especialista acredita que o município ainda pode estar com uma sub-notificação de casos. “Muitas pessoas buscam atendimento em clínicas particulares”, explica. Nestas situações, os dados demoram alguns dias para serem apresentados ao município.
O boletim epidemiológico do município da última terça-feira (16), informa que a cidade possui 421 casos positivos, 15 pacientes internados e 281 casos suspeitos. “Seguindo esses dados, mais os casos não notificados, a cidade pode ter aproximadamente 800 casos ativos. Podendo chegar a mil casos ativos por dia”, relata Felipe.
Crianças
De todas as preocupações que a crise da Covid-19 tem despertado entre os médicos, o aumento de casos em crianças é alarmante. “Era uma situação que não vivíamos no começo da pandemia, e agora, nos últimos 20 dias, Várzea Paulista registrou 40 crianças em acompanhamento, destas, três já testaram positivo”, conta Felipe. “Outro fato, é que destas 40 crianças, apenas uma foi para a escola – um adolescente de 17 anos. Todas as outras podem ter contraído a doença em casa, nos parques ou áreas de lazer”, ressalta.
Seguindo esta linha de pensamento, dr. Felipe de Carvalho pede que as pessoas não se reúnam, mesmo que em números pequenos. “São nos momentos que relaxamos, comendo a pizza no final de semana ou comemorando um aniversário apenas com os familiares, que a doença pode se espalhar e atingir a quem você mais ama”, destaca o médico.
Aumento de leitos no Hospital Municipal
Atualmente Várzea Paulista conta com sete leitos de enfermaria, e segue com o objetivo de triplicar esse número, chegando a 21 leitos nos próximos dias. “Os leitos de enfermaria representam 80% dos atendimentos”, explica dr. Felipe.