Procon, Fiscalização, PAT, Tributação e Ouvidoria podem ser acessados online
Com a pandemia do coronavírus, o distanciamento social é uma das mais importantes maneiras de evitar a disseminação de doenças. Pensando nisso, veja como acessar os serviços prestados no Facilita de maneira virtual, como do Procon, Fiscalização, PAT, Tributação e Ouvidoria.
Acompanhe o passo a passo:
PROCON
O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico. As consultas são respondidas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação. O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas ou reclamações de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas, através dos sites: https://consumidor.procon.sp.gov.br/ e consumidor.gov.br
Como registrar uma reclamação:
Passo 1: acesse o site consumidor.gov.br;
Passo 2: selecione a opção cadastrar;
Passo 3: após realizado cadastro, procure o nome da empresa que você quer reclamar;
Passo 4: selecione a opção “Registrar Reclamação”;
Passo 5: Em seguida relate o ocorrido, podendo anexar arquivos;
Passo 6: Pronto! Após selecionar envie a reclamação e aguarde o contato da empresa, fazendo sempre acompanhamento pelo site.
Para orientações você também poderá ligar no Atendimento Telefônico, nos números 4595-0557, 4606-8689, 4606-8688 e 4606-8690.
FISCALIZAÇÃO
Passo 1: Entre no portal municipal, através do link https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/desenvolvimento-economico
Passo 2: Acesse os seguintes serviços:
- Abertura, encerramento, alterações de empresas, MEIs, autônomos e cadastros eventuais;
- Emissão de segunda via de taxa de licença de funcionamento (quando lançada);
- Emissão de certidão de débitos/atividade;
- Emissão de comprovante de situação cadastral;
- Acompanhamento de processos.
PAT
Solicitação do Seguro Desemprego (site)
Passo 1 : Acesse o portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br);
Passo 2: Clique em cadastrar no menu a esquerda do site;
Passo 3: Preencha o formulário com seus dados;
Passo 4: Assim que o acesso for liberado, vá até a opção do seguro-desemprego;
Passo 5: Preencha o formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.
Solicitação do Seguro Desemprego (Aplicativo Carteira de Trabalho Digital)
Passo 1: Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”;
Passo 2: Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
Passo 3: Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua carteira de trabalho. Dúvidas pelo telefone: (11) 4595-5711.
TRIBUTAÇÃO
IPTU
Passo 1: Acesse o portal: www.varzeapaulista.sp.gov.br;
Passo 2: Na tela inicial, acesse o ícone IPTU 2020;
Passo 3: Preencha as informações solicitadas;
Certidão Negativa
Passo 1: Entre no portal municipal, através do link https://sistemas.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao;
Passo 2: Clique em Certidão de Débito;
Passo 3: Preencha os dados solicitados.
Portal do cidadão
Passo 1: Acesse o portal: https://sistemas.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao;
Passo 2: Acesso um dos diversos serviços oferecidos, como:
- Abertura de Processos (Cadastro, Licença, Alvará, Cancelamento, Alteração);
- Abertura de Processo de Ouvidoria;
- Geração de Guia I.T.B.I.;
- Monitor Acadêmico;
- Consulta de Contratos;
- Convênios;
- Balancete de Despesas completo;
- Balanço Financeiro;
- Processos Licitatórios.
OUVIDORIA
Sem serviço presencial, apenas via telefone: (11) 4595-0037 ou Whatsapp: (11) 94365-2884.