Como a Prefeitura divulga os números do coronavírus?

Coronavirus - Boletim epidemiológico

Não há casos positivos, muito menos de óbitos, por coronavírus registrados oficialmente, em Várzea Paulista

A divulgação dos casos de contaminação por coronavírus é uma obrigação das Prefeituras e demais instâncias governamentais e deve ser feito de forma sistemática e transparente.

Entretanto, da mesma forma que as informações devem ser checadas antes de serem publicadas, os números também precisam seguir um protocolo que oficialize as informações com base em dados fornecidos pelos órgãos de controle, competentes para isso. “Jamais vamos divulgar informações colhidas em redes sociais, aplicativos de conversas ou por ‘achismo’. Nós só propagamos informações em nossos relatórios diários quando essas vêm diretamente da Vigilância Epidemiológica de forma oficial e documentada”, disse Alex Roccar, Gestor Executivo de Comunicação Institucional da Prefeitura.

“Nós tivemos 3 óbitos registrados na UPA desde a semana passada. Nenhum deles teve, como causa de morte documentada, a Covid-19, mas em todos foram colhidos exames por precaução. Não há casos confirmados e oficiais de mortes por coronavírus em Várzea Paulista e esperamos que assim permaneça, mas, se ocorrer, serão amplamente divulgados”, completou José Roberto Spinucci, Gestor Municipal de Saúde.

Até hoje, 26, a cidade registra 18 casos suspeitos, sendo que 7 foram clinicamente descartados e 11 ainda aguardam resultados de exames.