Objetivo é evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde. Primeira fase da campanha começa segunda-feira (23) apenas para pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
Nesta segunda-feira (23), começa a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2020. Com o intuito de evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista, a Prefeitura Municipal decidiu que a imunização será ofertada ao público alvo em oito escolas municipais.
As CEMEBs funcionarão das 8h00 às 11h30 e das 12h30 às 15h30 horas. São elas: Juvelita Pereira – Vila Real; Florestan Fernandes – Cidade Nova II; Armindo Francisco de Oliveira – Jardim Paulista; Paulo Freire – Jardim Promeca; Vereador Pedro Musseli – Jardim Cruz Alta; Rosa Nani Fiorese – Parque Guarani; Profº Oswaldo Camargo Pires – Vila Tupi e Profª Beatriz de Oliveira Campos – Jardim Santa Terezinha.
De acordo com o gestor de saúde José Roberto Spinucci, a parceria com a Unidade Gestora de Educação é de grande valia neste momento. “Nosso objetivo é que as pessoas não fiquem em lugares fechados e se evite aglomerações”, afirma.
Grupos separados
A campanha será realizada em fases, para evitar a aglomeração de pessoas, confira:
– A partir do dia 23 de março: idosos (pessoas acima de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde;
– A partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e pacientes com doenças crônicas (entre elas, hipertensão, diabetes e asma);
– A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas receberem a vacina.
Ministério da Saúde definiu calendário
A definição para as fases de atendimento foi definida pelo Ministério da Saúde e priorizou os fatores do grupo de risco. Não é possível oferecer a vacina para todo o público-alvo de uma vez, porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo.
A campanha foi iniciada com os idosos, pois eles estão mais suscetíveis ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). A vacina contra a gripe não evita o coronavírus, mas os protege do vírus influenza (causador da gripe), facilitando a diferenciação entre gripe e Covid-19. Desta forma, caso posteriormente o indivíduo que recebeu a vacina apresente sintomas como tosse e falta de ar, ao depender de outros critérios, o médico pode solicitar exame para verificar a presença de coronavírus. A vacina contra a gripe também impede uma sobrecarga do sistema respiratório, o que agravaria um eventual ataque de coronavírus.
Confira a lista de CEMEBs que disponibilização as vacinas e suas respectivas UBSs:
1. CEMEB Prof.ª Juvelita Pereira da Silva
Endereço: Rua Montes Claros, 50
Vacinação referente à população da USF Vila Real e UBS América IV;
2. CEMEB Florestan Fernandes
Endereço: Rua Deolinda Carezatto Sutti, 190
Vacinação referente à população da UBS Cidade Nova;
3. CEMEB Armindo Francisco de Oliveira
Endereço: Av. Pacaembu, 971
Vacinação referente à população da UBS Paulista e UBS América III;
4. CEMEB Paulo Freire
Endereço: Rua Vitório Spinucci, 667
Vacinação referente à população da UBS Promeca;
5. CEMEB Vereador Pedro Musselli
Endereço: Rua Alberto De Oliveira, 20
Vacinação referente à população da UBS Cruz Alta e UBS Alessandra;
6. CEMEB Rosa Nanni Fioresi
Endereço: Rua Itaoca, 40
Vacinação referente à população da UBS Popular e UBS Buriti;
7. CEMEB Prof. Oswaldo Camargo Pires
Endereço: Rua Turiassu, 9
Vacinação referente à população da UBS Marajó e UBS Bertioga;
8. CEMEB Prof.ª Beatriz de Oliveira Campos
Endereço: Rua São Paulo, 279
Vacinação referente à população da UBS Santa Terezinha