Várzea Paulista celebra a 6º Semana do Bebê

Destaques

Evento será realizado entre os dias 1º a 8 de agosto, com o tema ‘Amamentação: o alicerce para a vida’

Pelo sexto ano consecutivo, Várzea Paulista celebra a Semana Municipal do Bebê que, a cada ano, discute temas essenciais ao desenvolvimento das crianças entre 0 a 3 anos, a faixa etária conhecida como Primeiríssima Infância.

Este ano, o evento acontece de 1º a 8 de agosto e discutirá o tema ‘Amamentação: o alicerce para a vida’, com o objetivo de reforçar a importância do leite materno como principal fonte de alimentação para os recém-nascidos. Além de nutrir o corpo do bebê, a amamentação também promove segurança emocional, gerada pelo carinho recebido e através do encontro de olhares, toque físico e palavras de afirmação.

Palestra

Para aprofundar a discussão sobre o tema e esclarecer dúvidas da população e dos servidores municipais, no dia 03 de agosto, às 9 horas, na Câmara Municipal será realizada uma palestra com a nutricionista Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí.

A Câmara Municipal está localizada na Av. Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro, Várzea Paulista. A palestra é gratuita e aberta ao público.

Alimentos sólidos

Quando os bebês completam seis meses de vida, além do leite materno, o bebê começa a receber alimentos sólidos, e este momento também é muito importante para o desenvolvimento da criança. “A qualidade do alimento fornecido e a maneira como é preparado são fundamentais para um desenvolvimento saudável e para a promoção de bons hábitos alimentares que podem ser praticados por toda a vida”, informa Alexandra Giroto, a interlocutora do comitê de Várzea Paulista do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

A introdução alimentar também será discutida com as famílias de crianças de 0 a 3 anos, em atividade que serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, creches e nos CRASs.

Esses são temas de grande importância para garantir que as crianças de Várzea Paulista tenham um desenvolvimento saudável, que possa se estender por toda a vida adulta. “Conforme o nosso lema, expresso através do dado de seis lados, com todas as faces iguais: ‘Não é sorte, é cuidar desde cedo’”, afirma Giroto.

Programação Regional

Além da programação municipal, diversas cidades da região vão realizar eventos em celebração a Semana do Bebê. No dia 31 de julho, às 19h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, será realizada a abertura da programação regional da Semana do Bebê, com apresentação artística de Paula Agnelo (Academia AMIRA) e mais de 30 mulheres e seus bebês para um ‘mamaço’, de forma a incentivar a amamentação em locais públicos. Shoppings de Jundiaí também farão atividades relacionadas ao tema.