Descarte consciente é a palavra chave desta iniciativa que visa dar o destino correto ao que não pode mais ser usado; Jogar em terrenos baldios além de crime ambiental contribui com a proliferação de pragas
Reformas e construções são geralmente muitos trabalhosas e depois que acabam sempre deixam para traz o famoso entulho. Mais o que fazer com esse resto de material que não vai mais ser utilizado ou que não é viável de aproveitar? Aqui em Várzea Paulista os cidadãos que precisam realizar o descarte destes materiais pode contar com o Ecoponto da cidade que recebe diversos tipos de resíduos e é totalmente gratuito.
O Ecoponto foi pensado exclusivamente com o sentido de ser um destino ambientalmente correto para restos de materiais de construção, móveis, eletrodoméstico e eletrônico e reciclável. Para assim evitar que esses mesmos resíduos sejam jogados de forma irregular em vias públicas, encostas e terrenos pela cidade. Todo o material que chega ao local passa por uma triagem e é encaminhado para o local correto de descarte.
Que tipo de resíduos pode levar?
O Ecoponto recebe uma infinidade de materiais que podem ser levados ao local pelos moradores. Confira o que pode ser entregue: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodoméstico e eletroeletrônico. Os eletroeletrônicos como televisores, computadores notebooks e vídeo games, só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.
Cada morador pode levar até 1 metro cúbico de descarte de entulho por mês. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.
É importante ressaltar que nem tudo pode ser descartado no Ecoponto, materiais como pilhas, colas, óleos industriais, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo doméstico, hospitalar e industrial e animais mortos não são aceitos. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é 4606-8666.
Tudo o que é recolhido pelo Ecoponto é separado e encaminhado para seu destino adequado. Os eletrosdomésticos e eletroseletrônicos assim como os móveis e restos de madeira são levados por uma ONG ambiental e os restos de materiais de construção são encaminhados á reciclagem e para a Unidade Gestora de Infraestrutura que utiliza parte do material recolhido em obras de reparo pela cidade.
Crime ambiental
Jogar esses detritos em locais inapropriados como calçadas, vielas, rios e córregos e terrenos é crime ambiental previsto na lei nª 1931 de 28 de março de 2008 e é punível de multa de até nove mil reais. Quem é pego cometendo a infração é autuado e responde criminalmente pelo ato. Para denunciar casos do gênero basta entrar em contato com a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 0800-770-0811, 24 horas.
Funcionamento
O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente junto á usina de asfalto da cidade e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16h (sem intervalos) e sábado das 8 às 13h. No domingo não há expediente.