Prefeitura e Sebrae avaliam curso de educação empreendedora

Gestores conversam com professores e direções das escolas Prof.ª Edite Schneider e Prof. João Baptista Nalini e conhecem trabalho já feito com alunos

 

Gestores da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fizeram visitas de avaliação do programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), na tarde desta quarta-feira (18). Nas escolas municipais Prof.ª Edite Schneider (Jardim Mirante) e Prof. João Baptista Nalini (Jardim Buriti), os representantes conversaram com as direções das escolas e professores envolvidos, levantaram demandas e conheceram trabalhos já feitos ou em execução. “A ideia é acompanhar o andamento. Após a implantação da parceria, no segundo semestre deste ano, ouvimos esses profissionais, para levantarmos possíveis questões e sugestões de melhorias”, explicou Marcelo Duarte (à direita, na foto acima), analista de Negócios e Cultura Empreendedora do Sebrae de Jundiaí, Marcelo Duarte. 

 

Intermediadas pelo gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, as reuniões com as direções e visitas às salas de aula permitiram conhecer produtos interessantes, como os brinquedos ecológicos feitos por alunos do 3º C da escola do Jardim Mirante. Duarte gostou muito do carrinho e da pequena cama de brinquedo, feitos com material reciclável. “Este resultado é de vocês. O Sebrae é a ferramenta, que precisa ser bem utilizada, como tem sido feito aqui”, elogiou.

 

 

Outro trabalho que chamou a atenção dos avaliadores foram os cartazes expostos no mural do colégio, feitos pelas crianças dos segundos anos, sobre temperos naturais.

 

O diretor da escola Prof.ª Edite Schneider, Paulo Sérgio Nunes (à direita, na foto abaixo), afirmou que a iniciativa, em prática desde agosto, após a capacitação dos professores, no primeiro semestre, já emplacou. “A princípio, os professores ficaram apreensivos, por ser algo novo, mas, quando o projeto se converteu em práticas, pudemos perceber o movimento, que gerou o envolvimento dos alunos e o engajamento dos pais, nas reuniões, inclusive”, enalteceu.

 

 

A ideia é que haja novas visitas avaliativas, uma vez por mês. A terceira escola participante da parceria, Professora Juvelita Pereira da Silva (Vila Real), também teve o trabalho avaliado, no início de setembro.

 

 

Referência  

 

A aplicação do JEPP em Várzea Paulista, primeiro município paulista e único de sua região a aderir ao programa, e o maior de São Paulo, em número de alunos atendidos (1.587 crianças), será divulgada na reunião com representantes de 80 cidades paulistas, pré-agendada para 1º de novembro, na sede do Sebrae, na capital do estado. No encontro, com a presença do presidente da instituição, Paulo Skaf, os projetos desenvolvidos nas escolas varzinas já participantes serão demonstrados às autoridades, por meio de um vídeo. A maioria das cidades representadas no evento tem seus prefeitos interessados em conhecer a parceria com o Sebrae e, possivelmente, fazer adesão a ela.

 

 

Expansão

 

Em 2018, além das escolas já participantes, três novas unidades de ensino aplicarão o empreendedorismo nas salas de aula: Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha), Anísio Teixeira (Jardim América II) e Carlos de Almeida (Jardim Promeca). Com a expansão, mais 1525 crianças, entre 6 e 10 anos, passarão a receber as aulas.

 

Os novos docentes participantes receberão a formação no primeiro semestre do ano que vem, para iniciar a aplicação dos conteúdos, após o recesso escolar. “A novidade é que o treinamento será online, desta vez”, adiantou Duarte.

 

 

Educação empreendedora

 

O JEPP é resultado de uma parceria firmada no ano passado, entre o Sebrae, que fornece o treinamento dos professores e as apostilas, e a Prefeitura de Várzea Paulista. A iniciativa consiste em desenvolver a cultura empreendedora, tanto na carreira quanto nos negócios. Os alunos aprendem sobre atitude, habilidades e conhecimentos do setor. 

 

Os temas abordados são: Ano I – Mundo das Ervas Aromáticas; Ano II – Temperos Naturais; Ano III – Oficinas de Brinquedos Ecológicos; Ano IV – Locadora de Produtos; e Ano V – Sabores e Cores.