O equipamento se diferencia pelo acionamento de um sinal sonoro, que permite a pessoas com deficiência visual e baixa visão atravessarem a via com mais segurança

A Prefeitura de Várzea Paulista anunciou, na tarde de quarta-feira (4), a aquisição de botoeiras especiais para acionamento do sinal verde em semáforos. Os equipamentos são voltados ao auxílio de pessoas com deficiência visual e baixa visão.
Segundo a Unidade Gestora de Trânsito, a botoeira possui dupla função. No modo convencional, o pedestre aciona o botão e aguarda que o sistema reserve um tempo exclusivo para a travessia. Já no modo destinado a pessoas com deficiência visual e baixa visão, o pedestre deve pressionar o botão por três segundos; nesse caso, o aparelho emite um sinal sonoro indicando que uma travessia diferenciada foi solicitada. Em seguida, outro sinal sonoro é emitido, liberando o pedestre para realizar a travessia com segurança.
As novas botoeiras foram instaladas na região central, na rotatória próxima ao Novo Hospital e Maternidade de Várzea Paulista. O cruzamento recebeu quatro equipamentos. No total, a cidade deve contar com a instalação de mais 26 botoeiras, somando 30 dispositivos em funcionamento.
Os trabalhos de instalação foram acompanhados pelo prefeito, professor Rodolfo Braga; pelo vice-prefeito, João Paulo de Souza; por gestores e executivos das Unidades Gestoras Municipais de Trânsito e PCD; além dos vereadores Elton Vargas, Valdecir, Oséas Martins, do presidente da Câmara, Eliseu Notário, e de Tio Fabiano.


