Novos condutores escolares recebem orientações e tiram dúvidas com a Unidade Gestora de Trânsito

Gestores da pasta municipal se reúnem com motoristas e compartilham informações úteis para o dia a dia; é a primeira vez que o setor de Educação de Trânsito da cidade realiza esse encontro

A Unidade Gestora Municipal de Trânsito de Várzea Paulista promoveu, nesta sexta-feira (30), um encontro informativo com os nove novos condutores escolares da cidade, realizado, pela primeira vez, por iniciativa do Educação de Trânsito. Até o fim do ano passado, os profissionais haviam cumprido etapas como a inscrição, entrega de documentos e a vistoria veicular, e conseguiram o alvará que autoriza o transporte escolar. No bate-papo, os profissionais da Prefeitura tiraram dúvidas, orientaram os motoristas e distribuíram um panfleto.

Segundo o coordenador municipal de Trânsito, Carlos Ferreira, a reunião possibilita compartilhar detalhes úteis. “Como o pessoal está começando agora, a gente, por meio da Educação de Trânsito, que passar algumas informações, referentes ao transporte das crianças, reforçando a importância, porque estão transportando vidas. É uma responsabilidade”, disse.

“Esse bate-papo permite tirarmos dúvidas e gerar uma aproximação com os motoristas, desfazendo a possível ideia de que só estamos aqui para fiscalizar”, complementou o diretor municipal de Transporte Público e Trânsito, Luiz Fernando de Paula.

Etapas necessárias

Dos 24 que se inscreveram, nove motoristas conseguiram entregar toda a documentação à Unidade de Trânsito e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) no prazo estabelecido pela legislação municipal, para reunir todos os documentos e confirmar que os veículos estão em condições adequadas.

Segundo o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, apesar de o número de inscritos ter sido menor que o de vagas para novos condutores disponibilizado pela lei, a norma municipal determina a realização do sorteio, para que, por ordem de sorteio, os condutores possam escolher o prefixo — número de cadastro junto à Unidade de Trânsito pelo qual a pasta consegue identificar cada veículo escolar com facilidade.

Quando o número de interessados supera o total de vagas, é por meio do sorteio que se sabem os motoristas que podem seguir com as etapas necessárias antes de começar a prestar o serviço.

Uma vez que conseguem o alvará, os profissionais não precisam mais passar por sorteio nos anos seguintes e devem participar da vistoria semestral.