Todos os animais foram recolhidos e encaminhados à Associação Mata Ciliar, que avalia as aves, presta os cuidados veterinários e faz a destinação ambiental correta

No último sábado (3), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista resgatou 111 aves silvestres, que estavam irregularmente mantidas em alçapões armados e gaiolas na varanda de um imóvel. As aves foram vistas por uma equipe da corporação, composta pelos guardas Santos Gomes, Soares, Antônio e Deivison, que fazia um patrulhamento preventivo. Os servidores averiguaram o local, apreenderam as aves e as encaminharam à Associação Mata Ciliar. Lá, os animais são avaliados, e recebem cuidados veterinários e o devido encaminhamento ambiental.
Entre outras espécies apreendidas, estavam: azulão, patativa, galo-da-campina (cardeal-do-nordeste), pássaro-preto, canário-da-terra, bico-de-veludo, bigodinho, papa-capim (coleira), sabiá-laranjeira, trinca-ferro, garibaldi, tico-tico-rei. Regionalmente, o curió é considerado espécie ameaçada de extinção, o que aumenta a gravidade da ocorrência.
Para denunciar, de maneira anônima, crimes ambientais na cidade, basta ligar para os números 0800 77 008 11 ou 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.

