Várzea Paulista não tem ocorrências decorrentes das chuvas, mas alerta permanece

Boletim estadual informa previsão de chuvas fortes em todo o estado; veja os cuidados e como proceder se passar por alguma emergência

Várzea Paulista não tem nenhuma ocorrência oficial registrada por conta das chuvas recentes, até o momento. Contudo, os cuidados seguem necessários. Segundo um informe estadual, há previsão de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, em todo o território paulista, nos próximos dias.

Orientações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Várzea Paulista

– Ao sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente;

– Se houver tempestade com raios e vendaval, busque abrigo em um lugar seguro;

– Se tiver inundação, não atravesse a pé nem de carro, e procure um lugar mais alto.

– No período de chuvas, não transite em áreas alagadas.

– Se estiver em área de morro e houver qualquer sinal de escorregamento de terra, saia de imediato;

– Caso esteja no automóvel e a via comece a alagar, ligue — urgentemente — para a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo número 153, para ter para ter a orientação correta sobre sair ou não do veículo. Se for necessário e seguro sair, deixe-o com os vidros e portas abertos, pois isso provavelmente evitará que ele seja arrastado para rios ou córregos próximos, por exemplo. Se já houver pane elétrica, o vidro estiver fechado e for seguro sair, retire o encosto de cabeça do banco do motorista e quebre os vidros com as partes pontiagudas do encosto, até que não haja nenhum pedaço de vidro e você possa passar sem se cortar.

Panorama da cidade

1. Quedas de árvores
Até o momento, não há registros oficiais confirmados. As equipes permanecem em alerta para eventuais atendimentos emergenciais.

2. Alagamentos
Também não há registros confirmados até agora. Monitoramento preventivo segue em pontos historicamente suscetíveis a acúmulo de água.

3. Vias interditadas
Não há ocorrências registradas até o momento. Nenhuma via está interditada por conta das condições meteorológicas.

4. Desabrigados ou desalojados:
Não há nenhuma confirmação oficial até o momento.

5. Acumulado de chuvas
Nas últimas 72 horas, foi registrado o volume de 50 mm (até o dia 29).

Trabalho constante

A Defesa Civil Municipal segue em observação, com monitoramento contínuo em parceria com as equipes de campo e em articulação com as Unidades Gestoras do Município, para uma resposta rápida se houver ocorrências.

O órgão reitera o compromisso com o trabalho integrado e preventivo junto à Coordenadoria Estadual, para mitigar os riscos e proteger a população varzina.