Campanha reforça o compromisso permanente da cidade com a saúde e o bem-estar das mulheres

Em Várzea Paulista, o Outubro Rosa vai muito além de um mês de conscientização — é a continuidade de um trabalho permanente desenvolvido pelas equipes da Atenção Primária à Saúde, que durante todo o ano promovem ações educativas, rodas de conversa e coletas de exames preventivos.
Entre os dias 20 e 30 de outubro, a cidade intensifica as atividades com uma ampla programação que inclui gincana escolar na CEMEB Prof. Batista Nalini, palestras em empresas e escolas, ações nas unidades de saúde e a tradicional Caminhada Rosa, encerrando o mês com mobilização e celebração da vida.
Durante o mês de outubro, as atividades ganham ainda mais força, cor e envolvimento. As Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificaram as coletas de citologia oncótica (CO) e os testes de HPV em livre demanda, além de promover palestras em salas de espera sobre o autoexame das mamas e a importância dos exames regulares.
Entre as ações que se destacam este ano, estão as palestras nas empresas Bananas Wilson, que levaram informação e orientação a centenas de mulheres no ambiente de trabalho; a roda de conversa com pais e responsáveis na CEMEB Prof. Batista Nalini, conduzida pela enfermeira da UBS Buriti; e a gincana do laço rosa, que acontece até o dia 24 de outubro, incentivando os alunos a criarem trabalhos sobre o significado da campanha.
A mobilização também envolveu outras iniciativas, como palestras na Escola Tibúrcio, conduzidas por enfermeiras da UBS Cruz Alta, uma aula especial de alongamento e autocuidado no grupo de Liang Gong da UBS Popular, e ações educativas locais na USF Cidade Nova II.



O encerramento da programação acontece no dia 30 de outubro, com a tradicional Caminhada Rosa, que reunirá pacientes dos grupos de atividade física e a médica Dra. Ana Paula, em uma manhã de conscientização e celebração da vida. No mesmo dia, ocorre a premiação do melhor trabalho escolar da CEMEB Nalini, valorizando o envolvimento dos estudantes e professores na campanha.
Para a Gestora Municipal de Saúde, Maria Aparecida Malta, o sucesso da campanha está na união entre equipes, comunidade e parceiros. “O Outubro Rosa é símbolo da força das nossas mulheres e do comprometimento de todos os profissionais da saúde pública. As palestras nas empresas e nas escolas mostram que a prevenção precisa chegar onde as pessoas estão. É um movimento que une informação, empatia e transformação”, apontou.
A Gestora Executiva da Atenção Primária, Elaine Aguiar, reforça o sentido permanente do movimento. “Em Várzea Paulista, o cuidado com a mulher acontece todos os dias. O Outubro Rosa é um momento de reforçar esse trabalho que já é constante, de intensificar as ações e lembrar que prevenção é um ato de amor — amor próprio e amor à vida.”
Mais do que um mês de campanha, o Outubro Rosa 2025 reafirma o compromisso contínuo da Prefeitura de Várzea Paulista com o cuidado integral da mulher e o fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde.