Prefeitura grava novo arranjo do Hino Municipal de Várzea Paulista

Nova versão com arranjo sinfônico é obra do Maestro Neves, ex-diretor do Conservatório de Tatuí – SP.

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Cultura, realizou na última quinta-feira (16), a gravação do Hino Municipal em versão para Banda Sinfônica e Coral. O projeto, coordenado pelo educador em Artes e Música Tiago Costa, valoriza os símbolos e a identidade cultural varzina.

O Hino Municipal foi escolhido em 2011, por meio de um concurso público, tendo letra e música com autoria de Claudinei de Souza, morador da cidade. Após o resultado, foi realizada uma gravação no estilo Moda de Viola, utilizada desde então nos eventos oficiais da Prefeitura.

Em 2012, sob a direção de Gesse Araújo, o Departamento de Artes e Cultura encomendou um arranjo sinfônico ao Maestro Antônio Carlos Neves Campos, ex-diretor do Conservatório de Tatuí – SP. Embora o arranjo tenha sido finalizado, nunca chegou a ser executado.

Em 2023, durante a programação da Semana da Pátria, Tiago Costa propôs à gestão municipal a retomada do arranjo e a produção de uma gravação mais formal, com a participação de músicos e coralistas locais. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2025, resultando em um trabalho de significativa relevância cultural.

Arranjo Sinfônico

A gravação, realizada no Auditório da Praça CEU, contou com a participação da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista e do Coral Várzea Encanto, com regência e coordenação técnica de profissionais da Escola de Música Musicarte, além de músicos convidados de Várzea Paulista e da região.

Entre eles, destacam-se o Maestro Wagner Becari (CLP Jazz Orquestra – Campo Limpo Paulista), Raphael de Araújo (Orquestra Ápice Eleva – Jundiaí) e os músicos varzinos João Paulo Acioli, Leonardo Pereira, Elias Soares e Emanuel Campos, além dos professores Débora Lupianhe, Cassiano Simões e Otiniel Alves. Todos os participantes atuaram de forma voluntária.

A gravação contou com registro de cada naipe de instrumentos — metais (trompete, trombone, trompa, eufônio e tuba), madeiras (clarinete, saxofone e flauta transversal), percussão (bumbo, caixa e prato) — e das vozes femininas e masculinas do coral.

De acordo com Tiago Costa, o projeto resgata um importante símbolo do município. “O Hino Municipal representa a identidade, a cultura e os valores da comunidade. Ao ser executado por grupos musicais da cidade, ele reforça o patrimônio artístico local e o sentimento de pertencimento dos varzinos”, explicou.

Para o gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, o hino de Várzea Paulista desperta um sentimento de pertencimento. “Essa gravação, feita com tanto talento e dedicação pelos nossos artistas, reforça o amor e o respeito pela cidade”, diz. William Paixão, gestor executivo de Cultura, destaca que a gravação é um marco na valorização da identidade e do sentimento de pertencimento do povo varzino. “Ver nossos artistas locais dando voz e emoção a esse símbolo da cidade é motivo de orgulho e reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura e da memória de Várzea Paulista”, finaliza.

Ficha técnica:

Hino Municipal de Várzea Paulista

Composição: Claudinei de Souza

Versão: Banda Sinfônica e Coral

Arranjo: Maestro Neves

Execução: Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista e Coral Várzea Encanto

Gravação: LR Studio (Chileno)