Alunos conversam com o escritor Tom Farias no Viagem Literária

Autor foi recebido por estudantes da Escola Estadual Lavínia Ribeiro Aranha

O programa Viagem Literária promoveu, na última quinta-feira (09), mais uma edição em Várzea Paulista, com a presença do escritor e jornalista Tom Farias. A atividade integrou o módulo Encontro com Escritores, que tem como objetivo aproximar autores da literatura afro-brasileira contemporânea de seus leitores.

Tom Farias foi recebido na Escola Estadual Lavínia Ribeiro Aranha, no Jardim Bertioga, e falou sobre suas experiências e a importância de ressignificar o período da escravidão no Brasil. “Cresci com muito incentivo à leitura e aos estudos, e na minha família, o debate sobre o racismo e a escravidão fazia parte das nossas conversas”, explica. “No meu trabalho como acadêmico, pesquisador e jornalista, ao estudar mais a fundo o período da escravidão no Brasil, percebi que havia muita intelectualidade envolvida e contribuição em diversas áreas, como cultura, música, arquitetura e religião”, informa o escritor.

Com esse conhecimento, Tom Farias, por meio de seus livros, busca preservar o saber dessas pessoas. “Meu trabalho é uma busca por esse saber, por essa intelectualidade. Não é fácil falar sobre racismo e escravidão — é um assunto incômodo, mas extremamente necessário”, destaca o jornalista.

Os alunos realizaram apresentações culturais para receber o escritor, com uma coreografia de maculelê e a declamação de um poema feito em homenagem a Tom Farias e ao seu livro Toda Fúria. O encontro também contou com a presença do gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal; do gestor executivo de Cultura, William Paixão; da coordenadora da Biblioteca Municipal, Ivanilda Solar; e de demais servidores da pasta.

Um segundo encontro com o escritor foi realizado na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista, às 19 horas, encerrando a programação do dia.