Curso de decoração de bolos é finalizado com muita animação e elogios

Alunas aprenderam desde a preparação da massa à estruturação e decoração dos bolos; formação foi ofertada, em parceria, pelo Senai, o Sebrae Aqui de Várzea Paulista e a Prefeitura de Várzea Paulista

O curso de decoração de bolos, disponibilizado, em Várzea Paulista, pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda de Várzea Paulista e o Sebrae Aqui de Várzea Paulista, foi finalizado na última sexta-feira (3), em uma formatura bastante animada e repleta de elogios por parte das 18 formandas varzinas, na Comunidade São Tarcísio, capela da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

No mesmo espaço, as alunas aprenderam, durante duas semanas (40 horas), a preparação da massa, recheio, estruturação e belas decorações dos bolos, e dicas para vender mais e melhor. Além disso, ganharam um molde para seguir praticando em casa.

Cristina Luciana da Silva era uma das concluintes mais animadas. Ela parabenizou a professora do curso, Giseli Mohacsi e os demais envolvidos, e afirmou ter conseguido assimilar inclusive as dicas de precificação e as proporções corretas dos ingredientes, para evitar desperdício e lucrar mais com as vendas, noções que, muitas vezes, faltam às donas de casa. Já atuante na produção de vendas de pães para ter uma renda extra, a varzina está bastante confiante e agradece a injeção de ânimo. “A insegurança para fazer ae decorar bolos era muito grande. Por mais que a gente tentasse, a gente nunca chegava a acreditar que era capaz. Agora vi que sou capaz: posso vender e empreender”.

Priscila Medeiros veio do Nordeste e mora na cidade há 19 anos. A munícipe elogiou bastante a capacitação oferecida e agora pretende vender produtos alimentícios. “Foi a primeira vez que eu participei de um curso assim. Foi uma experiência maravilhosa. Nessa hora de enfeitar eu virei uma criança”, contou, animada. “Com o que a gente aprende aqui é possível ser uma empreendedora. Esses conhecimentos realmente são maravilhosos. Foram duas semanas de experiências maravilhosas”, concluiu.

Vanessa Oliveira já ajuda a irmã, Valeria Cavalcante, a fazer produtos sem lactose nem glúten, e agora quer ampliar o leque de opções com bolos decorados, por exemplo. “O curso é excelente. A Giseli é excelente. Ensinou bastante, tirou as dúvidas. E a aula é bem prática, né? A gente aprende bastante”, elogiou.

Já Terezinha de Jesus Oliveira conseguiu assimilar novos conhecimentos para poder incrementar ainda mais as refeições em família. A varzina também destacou o trabalho da professora Giseli e o curso como um todo. “Eu achei ótimo. É a primeira vez que estou fazendo. Não entendia muito de bolos decorados. Adorei”.

Alunas recebem incentivo das autoridades

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, ficou encantado com a qualidade do trabalho das formandas, lembrou a chance que elas têm de usar os conhecimentos para fazer dinheiro, e agradeceu o apoio da Comunidade São Tarcísio e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. “Estão todos muito bonitos. Parabéns! Agradeço à Igreja, ao pároco João Estêvão!”, declarou.

Durante a formatura, o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda, Fernando Pasqualino, elogiou as formandas e destacou o caráter empreendedor desse tipo de curso. “Agradeço e parabenizo vocês. Lembro que nossos cursos em parceria com o Senai e Sebrae sempre têm o foco em preparar vocês para a busca de uma renda extra”.

A chefe de atendimento do Sebrae Aqui, Ivanir Dorneles, realçou a importância dos novos conhecimentos viabilizados com o curso. “Algumas delas já são empreendedoras e já fazem isso como uma ajuda para o sustento da família. Agora estão formadas e têm um melhor preparo”, disse.

Uma carreta de conhecimento e oportunidades

Outra parceria da Unidade de Desenvolvimento Econômico com o Senai está trazendo uma carreta com cozinha móvel para Várzea Paulista. No espaço, que conta com sala de aula e uma ótima estrutura para as aulas práticas, serão ofereciros cursos de panetone e produtos natalinos, a partir desta quarta-feira (8), ambos com inscrições já encerradas, na Praça CEU.