Estudantes da Escola Estadual Professora Lavínia Ribeiro Aranha visitaram a Biblioteca Municipal Prof.ª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini e conheceram melhor as obras do consagrado ensaísta, dramaturgo e jornalista

A Biblioteca Municipal de Várzea Paulista — Prof.ª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini sediou, na tarde desta quinta-feira (2), uma atividade com alunos da Escola Estadual Professora Lavínia Ribeiro Aranha, que os preparou para a próxima Viagem Literária – Encontro com Escritores, que trará o consagrado autor Tom Farias, na quinta-feira (9). Os estudantes conheceram um pouco melhor as obras do Ensaísta, dramaturgo, jornalista e membro efetivo da Academia Carioca de Letras e ganharam repertório para o encontro da próxima semana.
A Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia do Estado de São Paulo e a Unidade Executiva Municipal de Cultura e Turismo.
A atividade teve a presença de 40 alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Para o coordenador pedagógico da escola, João Kennedy Almeida Santos, o encontro preparatório possibilita que os estudantes tenham argumentos e maior curiosidade sobre o trabalho de Farias. “Queremos fomentar a curiosidade deles e dar-lhes um repertório um pouco maior, para que aproveitem melhor o encontro com o autor”, explicou.
Junto do coordenador, três docentes da escola conduziram o encontro: Rosemary de Oliveira (professora de Português), Cristiane Alves dos Santos (Artes) e Ricardo Luiz (História).
Ensaísta, dramaturgo, jornalista, Tom Farias é membro efetivo da Academia Carioca de Letras e autor dos romances A Bolha e Toda Fúria, além das afrobiografias de Cruz e Sousa e de Carolina Maria de Jesus. Vencedor de diversos prêmios, incluindo o da Academia Brasileira de Letras, ainda é colunista semanal do jornal Folha de S.Paulo.

Biblioteca de portas abertas
Para Santos, a ida à biblioteca ainda possibilitou apresentar o espaço de conhecimento e pesquisa aos estudantes. A visita foi guiada pela coordenadora de Atendimento da Biblioteca, Ivanilda Solar.
O gestor executivo municipal de Cultura, William Paixão, relembrou o quão importante é ter a presença da população nos espaços públicos, agradeceu a parceria da escola e desejou que novas iniciativas conjuntas possam ser efetivadas. “Ter a sala cheia é uma alegria, mas a alegria maior é saber que a gente está usando esse espaço da maneira correta: com as pessoas. Espaço público só faz sentido se as pessoas estão dentro dele, ocupando-o e fazendo esse trabalho acontecer”.
Acompanhado por vários e importantes integrantes da equipe municipal de Cultura da cidade, Paixão destacou a atuação de todos os envolvidos e fez um agradecimento especial à coordenadora Ivanilda, que foi bastante importante, inclusiva na busca pela continuidade do programa na cidade. “A Nilda é uma guardiã aqui dos trabalhos aqui da Biblioteca. É alguém que visivelmente ama o que faz. A gente sempre faz questão de reconhecer o seu trabalho”.
O gestor ainda reconheceu o valor dado à cultura pela gestão professor Rodolfo Braga como um todo e pelo gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal.

Viagem Literária — Encontro com Escritores
O programa é um verdadeiro a refletir sobre trajetórias pessoais, processos criativos, identidade, representatividade e os caminhos possíveis da literatura como instrumento de transformação social.
Os encontros de Várzea Paulista serão realizados na quinta-feira (9), em dois horários e locais: às 14h30, na Escola Estadual Lavínia Ribeiro Aranha, no Jardim Bertioga; e às 19h00, na Biblioteca Municipal.
Todos os livros do acervo que compõe a Viagem Literária 2025 estão disponíveis no BibliON (https://biblion.org.br/), a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.
A Biblioteca Municipal Prof.ª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini fica na Avenida Ipiranga, 151 — Centro.