Se você quer ser um bombeiro voluntário em Várzea Paulista, saiba como se inscrever

Programa oferece capacitação gratuita e credenciamento oficial para cidadãos que desejam atuar em apoio a ocorrências de incêndio, salvamento e primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) realizou, nesta terça-feira (30), o atendimento da população para tirar dúvidas no cadastramento em se tornar Bombeiro Público Voluntário (BPV). A ação acontece no pátio da Prefeitura, mas as documentações podem ser entregues a sede do Corpo de Bombeiros da cidade.

De acordo com o Tenente Nícolas, que é membro da Corporação da cidade, o programa de Bombeiro Público Voluntário oferece a oportunidade para que cidadãos participem, sem remuneração, de atividades de caráter humanitário, social e cívico, sempre sob orientação e supervisão do Corpo de Bombeiros. “Os voluntários são capacitados e credenciados oficialmente pelo CBPMESP para colaborar em ocorrências de incêndio, salvamento e primeiros socorros”, explicou.

Para participar, é necessário atender a alguns requisitos mínimos, como: ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo, boa conduta social, estar quite com o serviço militar (no caso de homens), não possuir condenações nos últimos cinco anos e estar física e psicologicamente apto para a função. Além disso, o candidato deve apresentar vínculo empregatício ou ser contribuinte do INSS ou de outro sistema de seguridade social.

No pátio da Prefeitura foi realizado o primeiro encontro, entretanto, os interessados devem entregar a documentação obrigatória, que inclui RG e CPF, certificado de conclusão escolar, atestados médico e psicológico, comprovante de quitação com o serviço militar (para homens) na sede da Corporação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Após a aprovação, os voluntários passarão por um treinamento composto por 30 horas de aulas online, 40 horas presenciais e avaliação prática, com conteúdo sobre incêndio, salvamento e primeiros socorros.

Concluído o processo, o candidato será oficialmente credenciado como Bombeiro Público Voluntário, podendo atuar na primeira resposta ou no apoio a emergências em Várzea Paulista, sempre sob a coordenação dos militares do CBPMESP.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail 19gbb3@policiamilitar.sp.gov.br. Após o dia 30 de setembro, a documentação poderá ser entregue em envelope lacrado diretamente no Corpo de Bombeiros de Várzea Paulista, que fica na avenida Bertioga, 881 – Vila Tupi (ao lado da Unidade Gestora de Trânsito).