Turma do Cemeb Prefeito João Aprillanti recebeu o certificado de conclusão e demonstrou resultado aos pais, expondo os criativos projetos produzidos; formaturas das 16 turmas do Ano IV participantes serão realizadas até 12 de setembro

Na manhã desta quarta-feira (3), a Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista e o Sesi-SP (Serviço Social da Industria) realizaram a primeira formatura do programa de robótica educacional, parceria entre o Sesi e a Prefeitura iniciada em abril. Estudantes do Ano IV do Ensino Fundamental do Cemeb (Centro Municipal de educação Básica) Pref. João Aprillanti (Santa Terezinha) receberam, na própria escola, o certificado e mostraram aos pais e demais presentes o resultado do aprendizado, expondo projetos concluídos.
Os formandos integram uma das 16 turmas do Ano IV, de cinco escolas municipais, participantes neste semestre.
Entre os trabalhos expostos, há jogos de tabuleiro, que permitiram a aplicação da tecnologia — um dado eletrônico, por exemplo — e conceitos de lógica e estratégia.
A orientadora de Educação Digital do Sesi-SP, Luana Durante Oliveira, que lecionou as aulas, mostrou-se bastante grata pelo acolhimento mostrado pelas crianças e por todo o apoio de todos os profissionais municipais envolvidos, e muito satisfeita com o resultado. Desde o começo das aulas, a educadora buscou ensinar a grande abrangência da robótica na vida cotidiana — raciocínio lógico, liderança, estratégias para atingir metas, etc. — e a versatilidade da placa eletrônica micro:bit, que pode armazenar diversos dados e efetivas várias tarefas, como fazer contas, por exemplo. Ou seja, robótica não é simplesmente produzir robôs.



“A intenção era fazer eles pensarem em como usar esses conhecimentos no dia a dia deles, relacionados a todos os aspectos. Tanto foi assim que, nas 16 turmas, nenhuma fez robô, o que achei muito interessante”, explicou. Segundo a orientadora, diversos projetos trabalharam com música e outras áreas de interesse das crianças, como o futebol.
As escolas participantes foram: Prefeito João Aprillanti, Manoel Carlos de Almeida (Residencial Alexandria), Professor João Batista Nalini (Jardim Buriti), Professor Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi) e Anísio Teixeira (Jardim América II). Na tarde desta quarta-feira, haverá mais uma formatura da João Aprillanti; as demais escolas têm a formatura agendada para a semana que vem, de 9 a 12 de setembro.
No segundo semestre, as aulas serão ofertadas a alunos do Ano V dessas mesmas unidades escolares.



Olhar para o futuro
A diretora da escola, Patricie Veraldi, expressou a gratidão e felicidade pela realização do projeto e lembrou a grande importância da tecnologia nos dias de hoje e do uso saudável dos recursos disponíveis. Ela se mostrou muito satisfeita com o resultado das aulas e a animação dos estudantes, e tem a clara impressão de que diversos alunos seguirão o caminho da tecnologia em suas escolhas profissionais, no futuro. Veraldi fez questão de incentivar e parabenizar os formandos. “Para a maioria de vocês será o primeiro de muitos que virão. Que esse certificado sirva como um incentivo na trajetória da vida de vocês!”, declarou.
A diretora municipal de Ensino, Tania Cristina de Godoy Gonçalves, representou a gestora municipal de Educação, Magali de Souza, que não teve como estar presente. Na cerimônia, ela fez questão de agradecer ao Sesi e todos os profissionais da Prefeitura que foram fundamentais para o sucesso da parceria, que, além de abordar conhecimentos muito importantes e atuais, aflora o conhecimento e a vontade de aprender cada vez mais.



“Com certeza, teremos grandes profissionais que estão saindo daqui com essa semente que a professora Luana tão bem plantou. De uma forma muito lúdica e especial, ela ministrou as aulas e as crianças gostaram muito. Digo isso com conhecimento de causa: hoje tenho um filho com 19 anos, que fez robótica na infância, e hoje ele faz faculdade da área de TI (tecnologia da informação) e é apaixonado. E essa paixão começou na faixa etária de vocês. Então, isso ajuda muito e vai ajudá-los no futuro. Portanto, somos muito gratos ao Sesi-SP pela parceria”, afirmou Gonçalves.
A paixão e a vontade dos alunos e a grande qualidade dos trabalhos também foram enaltecidos pela diretora. “Eu vi os trabalhos que vocês realizaram, os seus pais verão depois. São trabalhos maravilhosos! Parabéns! São muito lindos, mesmo! Que Deus abençoe a cada um e que vocês possam seguir aprendendo e com vontade de aprender”.