Câmara Municipal celebra força e protagonismo das mulheres negras

Encontro contou com palestrantes e homenagens, para reforçar o Dia Municipal da Mulher Negra

A Câmara Municipal de Várzea Paulista promoveu, nesta sexta-feira (29), o evento “Mulheres Negras – Força, Lutas, Alegrias e Comprometimento”. A atividade contou com a participação da psicóloga Andrea de São Pedro Pereira e do professor e historiador Robson Santana, além de homenagens e falas que destacaram a importância da mulher negra na sociedade.

O presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notário, ressaltou a inspiração que vem da trajetória dessas mulheres. “A força da mulher negra para superar desafios e conquistar vitórias é inspiradora. Agradeço a presença dos palestrantes e das homenageadas que estão aqui hoje. Vocês são as protagonistas deste evento”, afirmou.

Eliseu também fez questão de agradecer a atuação da defensora da pauta, Patrícia Felix. “Você trabalhou incansavelmente para que criássemos o Dia Municipal da Mulher Negra. Reconhecemos sua luta e contribuição para o desenvolvimento de nossa sociedade”, destacou, sob aplausos de pé dos presentes.

O vice-prefeito João Paulo Souza reforçou a relevância histórica das mulheres negras. “Sempre estiveram na linha de frente na luta pela família, pelo trabalho, pela cultura e pelo compromisso com a comunidade. É nosso papel reconhecer sua trajetória e trabalhar para que tenham voz e representatividade”, disse.

O vereador Valdecir também manifestou seu orgulho em participar do evento. “Sua luta, persistência e força são inspiradores, não somente na data de hoje, mas todos os dias”, declarou.

A cerimônia contou ainda com a presença de Marlene Alves e Reginaldo Manoel da Costa, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, além de vereadores municipais, representantes das Unidades Gestoras Municipais e convidadas.

Vozes Negras

A psicóloga Andrea de São Pedro Pereira abriu sua fala com uma saudação às gerações.
“Saúdo os nossos antepassados, que construíram a nossa história, os que estão aqui hoje e aqueles que virão e construirão uma nova trajetória. Que possamos refletir sobre a força, a luta, a alegria e o comprometimento das mulheres negras e pardas. Apesar de tudo, estamos aqui e vencemos. A história brasileira é feita por mãos negras”, afirmou.

O historiador e sociólogo Robson Santana destacou a importância do evento para o combate ao racismo estrutural. “A mulher negra ainda enfrenta o ostracismo social, e eventos como este dão voz e protagonismo. Eles ajudam a romper a estrutura racista presente em nossa sociedade”, “enfatizou.

Dia Municipal da Mulher Negra

Desde 2023, Várzea Paulista comemora o Dia Municipal da Mulher Negra, instituído pela Lei nº 30/2023, que incluiu a data no Calendário Oficial de Eventos do município.