Autora apresentou sua história Pereguedé, cantou e animou os alunos da Escola Tanaka e Cemeb Juvelita com sua contação de histórias

Por mais um ano, a Biblioteca de Várzea Paulista foi contemplada com o programa Viagem Literária e recebeu, nesta quinta-feira (28), a artista Camila Reis, que realizou a contação do livro Pereguedé, de sua autoria, para os alunos da Escola Estadual Mitiharu Tanaka e da Cemeb Juvelita Pereira. Em 2025, a Viagem Literária tem como tema central a Literatura Afro-Brasileira, promovendo a valorização da identidade negra, das tradições orais, da ancestralidade e da diversidade cultural presentes na produção literária brasileira.
De acordo com Camila, a literatura está se abrindo cada vez mais para a temática afro-brasileira. “Essa é uma maneira de valorizar o nosso povo, o povo negro e os povos originários do Brasil”, destacou. “Para mim, que venho do Maranhão, trazer um pedaço da história do meu lugar, que muitos não conhecem, mesmo devido à nossa distância geográfica, é uma grande alegria. É o Brasil conhecendo o Brasil, e saber o que acontece em outros lugares favorece o respeito e a diversidade”, afirmou a autora.



Para Ediana Lima, integrante da Secretaria de Cultura do Estado e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a temática da Literatura Afro-Brasileira é engrandecedora para os participantes da Viagem Literária. “Cada estado tem a sua cultura, crenças e tradições, e trazer a história de outros lugares é um grande aprendizado para essas crianças”, ressaltou.
O gestor executivo de Cultura, William Paixão, também destacou sua satisfação em ver a biblioteca cheia. “A literatura é um meio de transformação de vidas e ficamos felizes em ver tantas pessoas reunidas aqui. Este encontro é o resultado do trabalho de muitas pessoas — do Estado, da Cultura e da Prefeitura”, afirmou.
Também participaram do encontro professores da rede municipal, a intérprete de Libras Rosangela Toledo, servidores da Unidade Executiva de Cultura e da Biblioteca Municipal.



Viagem Literária
A Viagem Literária é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e tem como objetivo ampliar o acesso à leitura por meio de atividades culturais em bibliotecas públicas, conectando leitores e escritores com o universo da literatura.
Todos os livros que compõem a programação da Viagem Literária 2025 também estão disponíveis no BibliON (https://biblion.org.br/), a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.


