Alunas da Cemeb Juvelita entrevistam gestora de Educação

Magali Souza recebeu as estudantes para conversar sobre a Alfabetização na Idade Certa e a Educação de Jovens e Adultos.

A sexta-feira (22), na Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista, foi mais animada com a visita de três alunas da Cemeb Juvelita, da Vila Real, que realizaram uma entrevista com a gestora da pasta, Magali Souza. As estudantes, acompanhadas pela professora e pelo vice-diretor, fizeram questionamentos sobre a Alfabetização na Idade Certa e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As alunas Laura Silva, Kethely de Souza e Rafaella de Oliveira se prepararam para o encontro e levaram uma pauta de perguntas. A iniciativa faz parte de um projeto da escola, mas também foi motivada pelo fato de a avó de uma das estudantes não ser alfabetizada, levando a neta a buscar alternativas para colaborar com o aprendizado dela.

Para a gestora de Educação, o programa STEAM tem transformado a realidade dos estudantes ao estimular a criação de projetos inovadores, despertando curiosidade, autonomia e visão de futuro. “O projeto, desenvolvido na região norte da cidade, oferece ferramentas para que os alunos ampliem seus horizontes, com acompanhamento próximo, tutoria e formação também para os professores”, destacou.

Emocionada com a presença das alunas na Unidade Gestora, ela reforçou o papel da escola como espaço de transformação: “Eu acredito na escola pelo que ela é capaz de produzir. Receber essas estudantes aqui é a representação concreta daquilo que idealizamos: ver surgir um aluno protagonista, com ideias próprias, iniciativas marcantes e que avance para além das funções habituais da escola.”

Também participaram do encontro a diretora do EJA e de Projetos Especiais, Vani de Paula, o vice-diretor da Cemeb Juvelita, Carlos Dionizio, e a professora Julia Regina.

O que é educação STEAM?

O programa, criado pela Siemens Stiftung e promovido pela Fundação Siemens no Brasil, é baseado na metodologia STEAM, que integra conhecimentos de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math). O aprendizado é voltado para a resolução de problemas reais e para a construção de projetos, estimulando os alunos a investigarem, experimentarem e aprenderem de forma ativa e contextualizada.

Fonte: Fundação Siemens