Viagem Literária 2025 chega a Várzea Paulista

Este ano, o programa destaca a Literatura Afro-Brasileira. No dia 28 de agosto, haverá contação de histórias com Camila Reis, e no dia 9 de outubro, um encontro com o escritor Tom Farias

O Programa Viagem Literária 2025 traz como tema central a Literatura Afro-Brasileira, promovendo a valorização da identidade negra, das tradições orais, da ancestralidade e da diversidade cultural presentes nas letras brasileiras. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem como objetivo ampliar o acesso à leitura por meio de atividades culturais em bibliotecas públicas, conectando leitores e escritores com o universo da literatura.

Em Várzea Paulista, a Biblioteca Pública Prof. Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini recebe uma atividade especial no dia 28 de agosto, às 9h e às 14h, com a cantora, musicista e compositora Camila Reis. A artista teve contato com mestres da cultura popular maranhense, como Dona Teté, Mestre Felipe, Dona Mundica Paca, Dona Roxa e Mestre Patinho. Camila publicou três livros com temáticas da cultura popular e afro-brasileira, além do título Cantigas Divinas, premiado pela Fundação Palmares.

Todos os livros que compõem a programação do Viagem Literária 2025 também estão disponíveis no BibliON (https://biblion.org.br/), a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.

A Biblioteca Municipal de Várzea Paulista está localizada na Av. Ipiranga, 151, Centro.

Encontro com Escritor: Literatura Afro-Brasileira

No dia 9 de outubro, às 14h30 e às 19h, a Biblioteca recebe o autor Tom Farias. Neste módulo do Viagem Literária, é a vez do público encontrar quem escreve. Autores da literatura afro-brasileira contemporânea percorrem o estado para dialogar com leitores em encontros cheios de troca e inspiração.

As apresentações são um convite à reflexão sobre trajetórias pessoais, processos criativos, identidade, representatividade e os caminhos possíveis da literatura como instrumento de transformação social.

Tom Farias é ensaísta, dramaturgo, jornalista e membro efetivo da Academia Carioca de Letras. É autor dos romances A Bolha e Toda Fúria, além das afrobiografias de Cruz e Sousa e Carolina Maria de Jesus. Vencedor de diversos prêmios, incluindo o da Academia Brasileira de Letras, atua como colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo.