Várzea Paulista segue no Encontro Nacional da Urban95

Visitas técnicas e oficinas marcam o segundo dia de trabalho

O segundo dia do Encontro Nacional da Urban95, em Fortaleza (CE), segue trazendo aprendizados e conexões importantes para o futuro de Várzea Paulista. Representantes de diversos municípios brasileiros se reúnem para trocar experiências e debater estratégias que coloquem a primeira infância no centro das políticas públicas.

De acordo com o prefeito Rodolfo Braga, integrar a rede Urban95 é um passo fundamental para o desenvolvimento do município. “Para Várzea Paulista fazer parte da Urban95 é um passo extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, porque une conceitos de valorização dos aspectos humanos, de cuidado e respeito às crianças e aos cidadãos, mas, também, prepara a cidade para novos projetos. Quem constrói um município pensando no bem-estar infantil, constrói uma cidade preparada para atender e acolher a todos. Várzea Paulista defende essa ideia e postura, por isso estamos aqui, para construir algo grande e definitivo para as futuras gerações varzina”, afirmou.

A articuladora municipal da primeira infância, Jaqueline Sousa, destacou a relevância das atividades desenvolvidas durante o encontro. “Está sendo extremamente enriquecedor. Estamos fazendo oficinas de trocas entre as cidades que já priorizam as crianças em suas políticas. Ouvimos as experiências e discutimos, em grupos, como seria possível escalar em nossas cidades”, destaca.

“Isso serve para abrir nossa mente e nosso olhar para encontrar, muitas vezes, ações que já temos em nossa cidade — só precisamos conectar elas. Não necessariamente precisamos de investimento financeiro; muitas vezes é apenas direcionar as ações. Fortaleza, por exemplo, é uma cidade imensa, com mais de 2 milhões de habitantes, que implementa projetos incríveis com o apoio técnico da Urban95 e dos parceiros, contando com o envolvimento do prefeito e da primeira-dama na liderança. E aqui eu tenho visto cidades de 3 mil habitantes que estão fazendo coisas super bacanas. É possível fazer.”, afirma Jaqueline.

Ao todo, 64 municípios participam do evento, sendo apenas cinco de São Paulo: Várzea Paulista, Jundiaí, Jarinu, Morungaba e Campinas.

Crédito imagens: Fernanda Moura – Urban95