Várzea Paulista Shopping é a nova marca do empreendimento e deve atrair mais de 500 vagas de emprego

Empreendimento reuniu autoridades, lojistas e empresários em evento para apresentar novo posicionamento, novas operações e impacto econômico para Várzea Paulista; o investimento aplicado será de R$ 6,6 milhões

O antigo Shopping Alegria, agora tem um novo nome e uma nova proposta: Várzea Paulista Shopping. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) durante uma coletiva de imprensa que reuniu o vice-prefeito João Paulo de Souza, vereadores, gestores, empresários da região e lojistas para apresentar as novidades do empreendimento, que está passando por um reposicionamento estratégico e visual. A nova marca deve atrair novas empresas e gerar mais de 500 vagas diretas e mais de mil indiretas até o final de 2026, representando cerca de 10% de toda a geração de empregos.

O evento marcou o início de um novo ciclo: nos próximos dois anos, o centro comercial receberá R$ 6,6 milhões em investimentos para melhorias estruturais, atualização de fachada e ambientação, além da chegada de novas operações. De acordo com o vice-prefeito João Paulo a nova marca posiciona a cidade em outro cenário. “Várzea Paulista cresce justamente por estar na mira de investidores. A nova marca não é apenas um posicionamento, é resultado da credibilidade que a cidade vem conquistando nesses últimos anos”, pontuou.

Guilherme Duarte de Faria, presidente da Belora RDVC, reforçou o impacto regional do projeto. “Estamos atentos ao potencial econômico e humano desta região. Acreditamos que fortalecer esse equipamento é também investir no entorno, fomentar o comércio local e criar novas oportunidades para todos que circulam por aqui”, afirma.

Desde janeiro deste ano, quando o Banco REAG assumiu a gestão do Fundo de Investimentos Alegria, o grupo trabalha para reorganizar contratos, ouvir lojistas, mapear as necessidades do território e preparar um novo momento para o empreendimento. “Uma pesquisa de mercado realizada nos primeiros meses da gestão mostrou o que os consumidores locais mais desejavam: preços mais acessíveis no estacionamento e a chegada de marcas locais para o dia a dia da população”, reforça André Gontijo, diretor de investimentos da Belora RDVC e representante do Fundo Alegria.

As obras de melhoria já começaram, com o retrofit da rampa de acesso lateral, renovação dos banheiros, modernização da iluminação e retirada de antigos elementos visuais. A nova identidade do shopping já começa a ser percebida por quem frequenta o espaço.

Atendendo a um pedido da comunidade, o Várzea Paulista Shopping solicitou a retomada da operação do estacionamento. “A população quer um centro acessível, democrático, com bom serviço e preço justo. Acreditamos que a retomada vai aumentar significativamente o fluxo de pessoas e tornar o empreendimento mais atrativo, sem abrir mão da qualidade”, enfatiza Gontijo.

Segundo Gontijo, a decisão faz parte de uma série de ações planejadas com base nas respostas dos moradores. “Nosso compromisso é com a cidade, e o Várzea Paulista Shopping chega com o compromisso de oferecer um espaço de convivência e lazer, respeitando o jeito de viver varzino e se tornando um centro comercial que não pretende ser um shopping no sentido tradicional, mas, sim, um ponto de encontro da cidade”, complementa.

Mais empregos

Com a chegada de novas operações e a consolidação do novo projeto, estima-se a criação de mais de 500 vagas diretas e mais de mil indiretas até o final de 2026, representando cerca de 10% de toda a geração de empregos oriundas do setor comercial em Várzea Paulista.

Para a superintendente do empreendimento, Cleide Santos, o momento simboliza uma virada importante na história do shopping. “Mais do que trocar o nome, estamos redesenhando a nossa função dentro da cidade. O Várzea Paulista Shopping nasce do desejo de estar mais perto da comunidade, de ouvir quem está aqui todos os dias e de construir um espaço que respeita e representa a diversidade de Várzea Paulista”, reforça.

Novas lojas chegam na cidade!

A coletiva também apresentou as novas operações confirmadas para os próximos meses. Entre os destaques está a chegada da Choperia Empório Mineiro, que será a maior choperia da região, e da Cervejaria Ahtrio, que trará sua experiência artesanal para dentro do shopping. Também estão previstas a inauguração da franquia Super Smart, da loja Case Personalizados, além de negociações em andamento com grandes marcas nacionais.

Além das novas operações, marcas que já atuam no shopping anunciam expansão: o parque infantil Mundo Show ganhará o Mundo Jump, novo espaço com trampolins e atividades lúdicas; o ateliê Sônia Gonçalves será relocado e ganhará novo formato; e a tradicional Trevisan Alianças aumentará de tamanho, passando a operar também com mix de ótica. A Loja da Claro e outras operações estratégicas estão em negociação para ampliação de área e serviços.

Com nova identidade visual, calendário robusto de ações promocionais, eventos culturais e foco em relacionamento com o lojista, o Várzea Paulista Shopping entra em uma nova fase. Um empreendimento em movimento, com raízes locais e visão de futuro.

No encontro estiveram presentes também os seguintes gestores: Peterson de Avila Alves Afonso, Meio Ambiente, Sueli Martins, Pessoa com Deficiência, Carla Basson, Segurança Pública, Leandro Marques, Desenvolvimento Econômico, Júlio Pardal, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Ricardo Rodrigues, Transporte Público e Trânsito, Fernando Pasqualino, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda, Karen Gabrieli Corsini, Urbanismo e Habitação, Hudele Fabricio da Silva, Finanças; Alex Godoi, subcomandante da GCM. Dos vereadores presentes: presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notário, Elton Mecânico, Valdecir da Popular, Guilherme Zafani, Ivan Sada, Robertinho de Almeida, Maycon de Nóbrega, Wandy Nogueira, Oseas Martins e Marcio Nunes.