Evento reúne mais de 120 pessoas e marca o início de uma política pública estruturada para o setor, com identidade visual, planejamento técnico e parceria com o setor privado

Na última quarta-feira (23), Várzea Paulista deu um passo histórico ao lançar oficialmente a marca “Turismo Várzea Paulista”, durante o evento “Roda de Negócios – Fomento ao Turismo”, realizado no Hotel das Orquídeas. A ação contou com a presença de mais de 120 pessoas, entre empresários, autoridades e lideranças culturais, e marca o início de uma nova fase de valorização do potencial turístico da cidade.
A nova marca “Turismo Várzea Paulista” foi apresentada como um projeto que nasce com identidade, planejamento e propósito. No encontro foi apresentado a composição iconográfica da marca que traz elementos que simbolizam as diversas possibilidades de rotas que, ao longo dos anos, irão representar a diversidade cultural, gastronômica e histórica do município.
O prefeito Rodolfo Braga ressaltou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento. “Várzea Paulista tem vocação turística. Apoiar esse projeto desde o início é acreditar que cultura, lazer e economia caminham juntos. Estamos abrindo uma nova página para nossa cidade”, apontou.

Com identidade visual definida, planejamento técnico e metas de médio e longo prazo, o município passa a contar com uma estratégia clara para atrair visitantes, movimentar a economia criativa e gerar novas oportunidades para empreendedores, produtores locais e agentes culturais.
Durante o evento, o vice-prefeito João Paulo de Souza, destacou a importância do momento: “Hoje celebramos não apenas uma marca, mas um novo tempo para o turismo da nossa cidade. Acreditamos no potencial de Várzea Paulista e estamos comprometidos em criar pontes sólidas com o setor privado para fomentar a economia local”, destacou.
Ao investir no turismo como eixo de desenvolvimento, a cidade não apenas fortalece sua imagem no cenário regional, como também estimula o sentimento de pertencimento da população. A iniciativa contribui diretamente para a geração de empregos, o resgate da memória local, o incentivo à cultura e a ampliação das redes de negócios.

Mais do que divulgar atrativos, o projeto promove uma nova forma de olhar para Várzea Paulista: como destino, identidade e oportunidade. Foi o que o gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, reforçou o simbolismo da nova etapa. “O turismo em Várzea Paulista agora tem identidade, tem rota e tem futuro. Com essa marca, convidamos todos a redescobrir a cidade com um novo olhar. Este é apenas o começo de um grande movimento”, informou.
Um dos pontos explanados foi o lançamento da Rota das Orquídeas em setembro, a aprovação de uma lei de regulamentação das nossas rotas turísticas e implementação do Conselho Municipal de Turismo, previsto ainda para este ano.
Responsável técnico pelo projeto, o gestor executivo de Cultura e Turismo, William Paixão, destacou que a criação da marca é apenas o início de uma política pública estruturada e contínua. “Essa entrega é o pontapé inicial de um processo de estruturação de políticas voltadas ao turismo, baseadas em critérios técnicos, levantamentos e parcerias com o setor. A partir deste lançamento, muitos desdobramentos positivos virão”.

A diretora do Departamento de Turismo, Michele Camargo, também celebrou a iniciativa. “O lançamento da marca Turismo Várzea Paulista é um movimento de extrema importância para o desenvolvimento econômico da cidade. Hoje foi só o primeiro passo. Ainda escreveremos muitos capítulos nesta história.”
Com a criação da identidade visual e iconografia própria, o município dá um passo importante rumo à institucionalização do turismo como política pública. O próximo movimento previsto é o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para regulamentar oficialmente a atividade turística na cidade. A proposta busca garantir a continuidade das ações nas futuras gestões, fortalecendo o setor como eixo estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social para Várzea Paulista.
Ao fidelizar essa iniciativa no plano legal, o turismo local ganha fôlego e solidez para crescer de forma sustentável e, possivelmente com isso, criará Conselhos voltados a essa pauta. A noite também proporcionou networking entre empresários interessados em investir no setor, consolidando o turismo como uma nova frente de desenvolvimento para o município.