Rodolfo Braga e comitiva acompanham de perto o progresso da obra, que segue em ritmo acelerado com nova etapa de climatização e definição do espaço da Capelania





A construção do novo Hospital Municipal de Várzea Paulista segue em ritmo acelerado e entra em uma fase avançada. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Rodolfo Braga, acompanhado do vice-prefeito João Paulo de Souza, realizou uma visita técnica ao local, com a presença de membros da Capelania, para apresentar os avanços estruturais e o espaço reservado à Capelania Hospitalar, que ficará localizado próximo à entrada principal do hospital, na Avenida Fernão Dias Paes Leme.
Durante a visita, o prefeito destacou a importância da Capelania no contexto hospitalar:
“Nosso objetivo com a Capelania é promover bem-estar, conforto e esperança a todos que passarem por aqui — independentemente da religião ou crença. A assistência espiritual, ética e moral é essencial para pacientes, familiares e também para os profissionais de saúde que convivem com situações intensas todos os dias”, afirmou Rodolfo Braga.



As equipes da obra atuam atualmente em várias frentes simultâneas: implantação de pisos, finalização da rede elétrica e instalação dos forros, além da adequação das duas casas de máquinas, onde estão sendo instalados mais de 20 aparelhos de ar-condicionado. Os equipamentos, já içados até o terraço (último pavimento), serão responsáveis por climatizar todos os setores desse andar, garantindo conforto térmico para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Para o vice-prefeito João Paulo, é essencial acompanhar de perto cada etapa da obra para garantir que tudo seja entregue com qualidade e no menor tempo possível: “Nosso compromisso é ver esse hospital em pleno funcionamento, oferecendo atendimento digno e eficiente para a população de Várzea Paulista”, afirmou.



Segundo o gestor de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, essa é uma etapa técnica fundamental para garantir a eficiência do sistema de climatização hospitalar. “Cada avanço nos aproxima da entrega de um hospital moderno e completo para a cidade”, destacou.
O segundo pavimento do hospital abrigará setores de atendimento especializado, internações e áreas administrativas. Todos esses espaços contarão com controle climático adequado, reforçando o padrão de qualidade adotado para toda a estrutura hospitalar.
“Queremos ser referência na região e, principalmente, aliviar a demanda dos hospitais regionais, dando dignidade às famílias varzinas”, afirmou a gestora de Saúde, Maria Aparecida Malta.



Com quatro andares e porte comparável a grandes centros de saúde, o hospital contará com:
– Ambulatório de especialidade;
– UTI adulto e neonatal;
– Maternidade com leitos PPP e centro obstétrico;
– Diagnóstico por imagem;
– Internação psiquiátrica e clínica;
– Leitos-dia e muito mais.
A nova unidade será referência regional, com capacidade para realizar cirurgias de baixa e média complexidade, reduzir filas de espera e retomar partos humanizados no município, após mais de duas décadas.