Evento discute os 20 anos do SUAS com foco em construção, proteção e resistência

Nesta segunda-feira (7), ocorreu o primeiro encontro da Conferência Municipal de Assistência Social de Várzea Paulista, que neste ano, tem como tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção e Resistência”. O evento, realizado no Hotel Orquídea, contou com a presença de representantes de serviços sociais, gestores municipais e vereadores.
O gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, destacou o amplo trabalho realizado para a organização da conferência. “Fizemos importantes encontros durante as pré-conferências, proporcionando oportunidade de escuta e participação popular. E agora seguimos para o momento de consolidar ideias em prol da proteção social”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Robson Santos Júnior, reforçou a importância dos debates. “Este é um espaço de discussão para tratarmos de um assunto muito importante: políticas públicas.” O presidente da Câmara Municipal, dr. Eliseu Notário, ressaltou a honra de propor políticas públicas. “Que o Executivo e o Legislativo trabalhem em conjunto e que Várzea Paulista seja beneficiada com esse evento.”
O gestor executivo de Gabinete, Carlos Ferreira, representou o prefeito professor Rodolfo, durante a conferência. “Que vocês tenham ótimos debates e levantem boas propostas, que quem sabe, possam ser discutidas na Conferência Estadual e até na Federal”, finalizou.
Também estiveram presentes na abertura da Conferência a primeira-dama, Abigail Braga e o usuário do CRAS Norte, João Batista Gonçalves.

20 anos do SUAS
Para ampliar o conhecimento dos participantes durante o debate dos eixos temáticos, a mestre em Serviço Social e secretária de Assistência Social de Cesário Lange, Lilian Cássia Trivigno, ministrou uma palestra sobre os 20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e seu contexto histórico. “Que possamos promover políticas públicas de acesso para todos, que o direito universal seja respeitado, em vez do assistencialismo.”
A Conferência Municipal de Assistência Social segue nesta terça-feira, dia 8 de julho, das 8h às 17h, no Hotel Orquídea, localizado na Rua João Póvoa, nº 77 – Jardim do Lar.


Confira os cinco eixos que serão debatidos na Conferência:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, a Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS;
Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS;
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Financiamento do SUAS.