Ação inclusiva encerrou as comemorações do Mês do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (30), o Parque da Família, na região norte da cidade, recebeu o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas e floríferas, como ipês e palmeiras. A iniciativa fez parte de uma ação inclusiva, realizada em parceria entre as Unidades Gestoras de Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência.
De acordo com Peterson Afonso, o intuito é plantar 3 mil árvores no Parque da Família. “Hoje trouxemos as crianças e suas famílias, nesta ação inclusiva, para que a população adote o parque”, explicou. Também foi firmada uma parceria com as paróquias Santa Luzia e São Francisco, por meio da Campanha da Fraternidade, para que os jovens das comunidades realizem o plantio de mudas no parque. “Com isso, queremos que eles nos ajudem a fiscalizar o cuidado com as árvores, evitar a depredação e sintam que o parque também é deles”, finalizou o gestor de Meio Ambiente.
O prefeito em exercício, João Paulo de Souza, destacou o quanto o momento é significativo para as crianças. “É muito gratificante poder participar desta ação, ver o sorriso de cada uma, ao mesmo tempo que contribuímos com o nosso meio ambiente. As árvores vão crescer junto com as obras e com as crianças que hoje ajudaram a plantá-las”, afirmou.


A gestora municipal da Pessoa com Deficiência, Sueli Martins, ressaltou a importância de as pessoas com deficiência ocuparem os espaços públicos. “Ficamos felizes em ver as crianças participando, plantando, se sentindo parte da cidade. Queremos que elas saibam que podem estar em todos os lugares”, afirmou.
A ação também contou com a presença da vereadora Mayara Regina; da gestora executiva da Pessoa com Deficiência, Talita Moreira; do gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano; do padre Rafael, da Paróquia Santa Luzia; e de servidores da Unidade de Meio Ambiente.

Viveiro Municipal
Todas as mudas plantadas no Parque da Família foram cultivadas no Viveiro Municipal. O órgão público possui diversas espécies, especialmente de árvores nativas, como palmeiras e ipês.
Para solicitar uma muda, o munícipe deve se dirigir à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão fica no primeiro andar do Facilita (Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar). É necessário ser maior de 18 anos e residente na cidade.


O interessado deve apresentar um documento com foto e comprovante de residência, para obter a autorização necessária à retirada das mudas, após a análise do caso e da adequação das espécies ao local desejado (calçada ou interior do imóvel). Isso evita, inclusive, a necessidade de podas futuras. Cada pessoa tem direito a até cinco mudas.
O Viveiro de Mudas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Guarujá, 276 — Jardim América II.