Demonstrações de alunos de musicalização infantil (4 a 5 anos) com a flauta doce, e de bateria e percussão animaram os pais nesta quinta-feira (26)

Nesta quinta-feira (26), a Musicarte (Escola de Música e Arte de Várzea Paulista) sediou novas apresentações de seus alunos para encerrar o semestre das aulas ofertadas no local. Animados e participativos, os pais apreciaram as apresentações de musicalização infantil (4 a 5 anos), regidas pela professora Débora Lorenti (ambas à tarde), e as do professor Cassiano Simões (de manhã e à tarde). As mostras musicais de fim de semestre têm como objetivo demonstrar o resultado do que se ensinou ao longo do período.
As apresentações se iniciaram na última terça-feira (24), com alunos de musicalização infantil (6 a 8 anos), do professor Otiniel Alves e de 4 a 5 anos, regidos por Débora. Na quarta-feira, outros alunos de Otiniel se apresentaram. Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), a partir das 19 horas, no Espaço Cidadania (Av. Ipiranga, 151 – Centro), o 3º Encontro de Corais da cidade reunirá corais de Várzea Paulista e outros municípios, e apresentará o resultado das aulas dos corais da escola, regidos por Débora. Na próxima quarta-feira (2), às 19h30, os alunos de clarinete e saxofone (professor Tiago Costa) encerrarão as apresentações do semestre.


A professora agradeceu o empenho dos pais. “A gente não faz nada sem vocês, pois são vocês que trazem as crianças aqui, toda semana. Não é fácil para os pais esse deslocamento. Sem os alunos, o professor não faz nada”, elogiou. “A música traz disciplina, concentração e socialização”, incentivou Lorenti.
O gestor executivo municipal de Cultura e Turismo, William Paixão, enalteceu o quanto as crianças mais novas, na plateia, estavam empolgadas com uma das mostras de musicalização infantil e incentivou os pais a insistirem. “A cultura e o esporte mudam vidas”, destacou.


À disposição, autoridades destacam busca por melhorias
O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, agradeceu o trabalho de busca por recursos municipais, estaduais e federais iniciado pelo ex-gestor da pasta, Leonardo Lopes, um dos pais presentes. Pardal esclareceu a importância da continuidade que vem sendo dada e que já resultou na conquista de mais de 50 novos instrumentos musicais, a serem entregues na volta às aulas, e de aparelhos de ar-condicionado. “O Leonardo vinha fazendo um trabalho de excelência e estamos dando continuidade”.
O administrador se colocou à disposição dos pais e disse que a busca por novas verbas e avanços continua. “A gente já conversou com os professores e sabe das demandas. Estamos buscando viabilizar os recursos, inclusive junto a Governos Estadual e Federal, por meio de emendas parlamentares, para que a gente consiga essas verbas para viabilizar as melhorias. Estamos empenhados ao máximo. Estamos à disposição de vocês”, complementou Pardal.


O gestor municipal de Cultura e Turismo, William Paixão, reafirmou o compromisso pela valorização da Musicarte, por parte da administração do prefeito professor Rodolfo Braga e seu vice, João Paulo de Souza. “Estamos bastante empenhados, para poder melhorar as condições aqui da escola. A gente tem olhado com bastante carinho para a escola. Conquistamos os novos instrumentos e vem aí uma série de outras ações para melhorar condições físicas de trabalho para os professores e de qualidade de ensino para as crianças”, declarou.
A diretora municipal de Cultura, Marli Petean, também prestigiou as apresentações.