Cemebs Carlos de Almeida, Erich Becker e Manoel Caetano de Almeida bateram metas estabelecidas pelo Governo Estadual para o ano passado, no programa Alfabetiza Juntos SP; todas as escolas municipais que ofertam Ensino Fundamental registraram avanço nos índices

A Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista tem muito a celebrar após a avaliação do programa estadual Alfabetiza Juntos SP, realizada no ano passado com todas as turmas dos Anos II e V do Ensino Fundamental. Por meio da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), a Secretaria de Educação do Estado mediu o IEE (Índice de Excelência Educacional) das unidades escolares varzinas e aferiu que três unidades escolares bateram as metas e receberam o Prêmio Excelência Educacional: Carlos de Almeida (Jardim Promeca), Erich Becker (Cidade Nova II) e Manoel Caetano de Almeida (Residencial Alexandria).
Além disso, todas as escolas municipais avaliadas registraram avanço e nenhum de seus alunos obteve nota abaixo do mínimo esperado pelo programa. Os Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) receberão um repasse estadual de R$ 100,00 por aluno, que será revertido em atividades diversas para melhorar ainda mais o ensino ofertado.
Na categoria em que Várzea Paulista foi premiada, o município esteve entre os 479 dos 645 municípios do estado que conseguiram a conquista. Na região administrativa de Campinas estabelecida pela Secretaria Estadual, das 90 cidades, 64 foram reconhecidas. “Várzea Paulista está à frente de cidades com muito mais recursos per capita”, elogiou a gestora municipal de Educação, Magali de Souza.



Prefeitura entrega certificados e incentiva todas as escolas
O anúncio do Governo Estadual foi realizado terça-feira (25), no Memorial da América Latina, centro de eventos da capital. A Unidade Gestora Municipal reuniu, nesta sexta-feira (28), as atuais equipes gestoras dos Cemebs avaliados, integradas por diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, no Centro de Formação da pasta. No encontro, a Prefeitura anunciou os resultados e entregou os certificados às três escolas premiadas e uma carta de reconhecimento para todos os Cemebs, assinada pela gestora e pelo prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, também presente.
Os diretores das escolas premiadas sãoPaulo Sérgio Nunes da Silva, da Carlos de Almeida, Éveli Morelli Faustino, da Erich Becker, e Renata Cristina de Campos Tobias, da Manoel Caetano de Almeida.


A gestora municipal relembrou, com carinho, que os resultados positivos refletem o processo de avanço no aprendizado, encampado pela equipe técnica da Unidade Gestora, equipes gestoras das escolas, alunos e pais, inclusive para recompor o aprendizado dos alunos que tiveram dificuldade durante o período de ensino remoto, necessário para prevenir a disseminação do coronavírus, na pandemia. Souza lembrou que a própria pasta municipal acompanha de perto todo esse esforço pedagógico e faz avaliações periódicas internas para quantificar o quanto a qualidade do ensino tem melhorado, ao longo de cada ano letivo, e a fluência leitora dos estudantes.
Para a administradora, a avaliação alcançada pelas escolas de modo geral e o fato de três já terem conquistado a premiação indica que, no próximo ano, existem grandes chances de que todas sejam premiadas. “Nenhuma criança desses Cemebs está com a alfabetização de crianças abaixo do nível desejado pelo Governo Estado. Os alunos estão entre os níveis ‘adequado’ e ‘avançado’. Isso é muito bom e gratificante, e demonstra o compromisso incansável de cada um de vocês para que isso acontecesse!”, declarou. “Quero manifestar o agradecimento e reconhecimento do trabalho de cada um de vocês e o trabalho realizado desde a Educação Infantil, nas creches, pois ninguém chega pronto ao Ensino Fundamental. Há uma construção anterior”, elogiou.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, enalteceu a qualificação dos profissionais envolvidos, que tem permitido, além do prêmio estadual, diversos reconhecimentos externos, como, por exemplo, o Selo Ouro de Educação do Governo Federal, que premia o compromisso com a alfabetização e a igualdade de oportunidades educacionais a toda a população. “Quero parabenizar vocês. Levem um abraço aos professores e demais integrantes da comunidade escolar, pelo trabalho e empenho na educação de nossas crianças, que são o nosso futuro. Fiquei muito feliz quando soube das três escolas premiadas. Vim aqui para agradecer, parabenizar. Que sigamos caminhando e buscando novas premiações”, afirmou.
Na avaliação do mandatário, diante da necessidade do equilíbrio fiscal para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, contar com premiações que garantem a vinda de novas verbas é algo muito bem-vindo. “Eu tenho que apresentar equilíbrio, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, e conto com vocês para me ajudarem a buscarmos resultados educacionais que sejam revertidos em repasses como esses”, declarou.
A premiação também contou com a presença do gestor executivo municipal de Educação, Eduardo Campos, e da diretora municipal de Ensino, Glauce Parazzi.
